Litoral Norte espera mais de 2 milhões de turistas no Carnaval

Considerada a maior festa popular do Brasil, o Carnaval começa nesta sexta-feira (9). No Litoral Norte, um dos destinos mais buscados no país, a expectativa é receber pelo menos 2 milhões de turistas para os cinco dias de festa.

Em São Sebastião, a prefeitura estima que cerca de 1,5 milhão de pessoas escolham a cidade como opção para passar os dias de folia. Caraguatuba espera aproximadamente 300 mil visitantes e Ilhabela aguarda 30 mil turistas. A prefeitura de Ubatuba não divulgou números, mas conforme a média de anos anteriores, pelo menos 200 mil pessoas chegam ao munícipio para o feriado de Carnaval.

Na rodovia dos Tamoios, principal acesso à região, a previsão é que cerca de 208 mil veículos trafeguem entre os dias 9 e 14 de fevereiro. A serra antiga é utilizada como pista de descida (São José dos Campos > Caraguatatuba) e o túnel da serra nova como pista de subida (Caraguatatuba > São José dos Campos).

A Concessionária Tamoios realiza a operação especial para o Carnaval a partir de sexta. As obras no Contorno Norte ficarão suspensas no período e o trecho estará totalmente liberado ao usuário.

Nas praças de pedágio, a operação Papa Filas também poderá ser acionada. A empresa sugere que os motoristas utilizem as cabines com cobrança automática (sem contato com o operador nem pagamento no local). Para utilizá-las é necessário possuir um dos seguintes sistemas de pagamento: Veloe, ConectCar, Move Mais, Taggy ou Sem Parar.

Qualidade das praias

Segundo o relatório semanal de disponibilidade de praias da Cetesb, 17 pontos estão com praias impróprias na região. Em Ubatuba, Félix, Itaguá, Lázaro Santa Rita e Rio Itamambuca estão com bandeira vermelha. Na cidade de Caraguatatuba, a região de praia próximo ao Rio Tabatinga está imprópria, assim como a Prainha e a praia do Indaiá, no Centro. Em São Sebastião, não são recomendadas Cigarras, Pontal da Cruz, Praia Deserta e lado Norte de Boracéia. Já em Ilhabela tem bandeira vermelha nas praias do Pinto, Itaquanduba, Itaguaçu, Portinho e Veloso.

carnaval tamoios
Tamoios inicia operação especial de descida nessa sexta-feira (9) (Foto: Concessionária Tamoios/ Divulgação)

One Reply to “Litoral Norte espera mais de 2 milhões de turistas no Carnaval”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *