Cheia do Juqueriquerê agrava alagamentos nos bairros de Caraguatatuba

Caraguatatuba pode esperar dias de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva no período da tarde no final de semana. A previsão alerta moradores dos bairros próximos ao rio Juqueriquerê, como o Morro do Algodão, Barranco Alto e Perequê-Mirim, que estão sofrendo com o alagamento. A região Sul também tem pontos de alagamento no Rio Marinas. No Benfica, houve a queda parcial de uma casa e deslizamento de terra no Cantagalo.

O medo se justifica, uma vez que o índice de acumulado de chuvas apontado pelos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) ainda não diminuiu. Na região da Tabatinga o acumulado ainda registra 266mm em 72 horas e no Massaguaçu,  210mm no mesmo período.

Juqueriquerê

 Vista aérea de alagamento na região Sul (Foto: Divulgação/PMC)

 

 

 

 

Alagamentos

Segundo a Prefeitura de Caraguatatuba, a principal causa dos alagamentos são as chuvas de cabeceira do Juqueriquerê, de grande volume, ocorridas no sopé dos morros e projetadas para a planície da cidade, que provocam o transbordo de rios e alagamentos.

O fenômeno meteorológico é considerado atípico e é atribuído à passagem do El Niño, já previsto para 2024 com forte intensidade. Esse evento climático acontece em razão do aquecimento extremo das águas do Oceano Pacífico. Quando ocorrem as chuvas de cabeceira, toda a planície é alagada. Quando a maré está alta, ela atua como uma muralha, impedindo o escoamento.

Na madrugada desta sexta-feira (26), a maré atingiu 1,2 m, e desceu para 0,5 m às 8h, possibilitando a drenagem. “O volume de chuva na região da Fazenda Serramar, assim como na Tabatinga, é muito grande e essa água tende a escoar a qualquer momento”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, Campos Junior.

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos também trabalham preventivamente no desassoreamento de valas de drenagem, córregos, rios. Outro trabalho preventivo feito sistematicamente pela Sesep é o de desobstrução de canais de drenagem de bocas-de-lobo.

Cheia do Juqueriquerê

Juqueriquerê

 Enrocamento do rio Juqueriquerê visto do alto (Foto: Divulgação/PMC)

Assim, as equipes da Prefeitura estão de prontidão para atender quaisquer ocorrências que possa surgir por conta das chuvas. “Vamos continuar trabalhando ininterruptamente com equipes de plantão 24 horas”, esclareceu o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

Aguilar Junior lembra ainda que intervenções importantes estão sendo realizadas na cidade, como as obras contra enchente, entre elas, na Rua Alta Tensão (Perequê-Mirim), bem como em ruas do Golfinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *