Defesa Civil alerta para tempestades com acumulado de 150 mm até sábado (27)

Novo boletim divulgado nesta quarta-feira (24) pela Defesa Civil do Estado, alerta para a chegada de mais chuvas nos próximos dias. Dessa vez, o acumulado esperado no Litoral Norte é de 150 milímetros entre a tarde de quinta-feira (25) e sábado (27).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo menos até às 10h de quinta, a probabilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).

Esses dias deverão ser marcados pela forte presença de nebulosidade sobre a região, com alta possibilidade de ocorrência de chuva já no período da manhã. Conforme o meteorologista Vitor Takao Suganuma, no decorrer das horas, o tempo deverá permanecer fechado, com áreas de instabilidade ao longo de todo o dia.

Ainda de acordo com ele, há indicativo de acumulados expressivos, principalmente na madrugada de quinta e manhã de sexta-feira (26). Por isso, a atenção deverá ser redobrada, principalmente em áreas de risco que receberam a incidência de chuva nos últimos dias. “Em paralelo, os termômetros não devem subir muito e a sensação térmica será mais amena”.

Ubatuba

A média de chuva acumulada em Ubatuba nas últimas 96 horas é de 162 mm e, por isso, a cidade continua em estado de alerta. Os bairros mais afetados são Perequê-Mirim, que acumula 108,47 mm em 24 horas e 250,36 em 96 horas; Marafunda, com 72 mm e 233,55 mm respectivamente; Lagoinha, com 60,98mm e 231,39; Figueira, 54,30 mm e 245,93 mm e Almada, com 51,53 mm e 126,21 mm.

Além das interdições no final da tarde de terça (23), houve uma ocorrência de deslizamento de massa no km 66 da rodovia Rio-Santos, porém, sem vítimas. O Núcleo Botafogo (no bairro da Estufa I) também sofreu com o aumento do nível da água. Uma família com dois adultos e duas crianças precisou ser alojada na EM José de Anchieta, no bairro Sumaré. Eles passaram a noite no local. A secretaria de Assistência Social e o Fundo de Solidariedade se mobilizaram para oferecer alimentação e itens básicos de higiene, além da secretaria de Esportes e Lazer, que cedeu colchões. Todos retornaram para a residência na manhã desta quarta-feira (24).

A população deve ficar atenta, pois o risco de deslizamento e alagamento se mantém, principalmente, porque o solo está encharcado – o que dificulta a absorção da água. De acordo com a Defesa Civil de Ubatuba, as áreas onde há maior risco de ocorrências são Perequê-Mirim, Pedreira, Vale do Sol, Bela Vista e Araribá.

São Sebastião

Agentes da Defesa Civil de São Sebastião atuam por todo o município, nas áreas onde as chuvas são mais intensas. Também monitoram morros e residências quando há necessidade.

A cidade permanece em estado de atenção, quando o acumulado de chuva ultrapassa os 100 mm em 72 horas. Na manhã desta quarta-feira, o volume medido era de 103 mm.

Há um ano o município passou por uma das maiores catástrofes do Brasil causada por chuvas. Em 8 de fevereiro de 2023, 65 pessoas morreram na região e milhares ficaram desabrigados.

Em caso de emergência ligue para os telefones da Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193) ou Polícia Municipal (153).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *