Caraguatatuba visita 3 mil imóveis para avaliação dos índices de dengue na cidade

As equipes de controle da dengue da Prefeitura de Caraguatatuba vão visitar, até o final do mês, 3 mil imóveis para a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano. Na primeira quinzena de janeiro, os agentes do Centro de Controle da Dengue visitaram 1.465 imóveis e coletaram 28 amostras positivas.

A ADL é uma ação onde os agentes vistoriam imóveis e coletam amostras em possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Então, medem a infestação da dengue nos bairros. A partir disso é possível ter um panorama da situação e iniciar os trabalhos de eliminação dos criadouros.

Só em 2024 já houve registro de 44 casos positivos de dengue, quatro vezes mais do que durante todo mês de janeiro de 2023, com 11 casos .

         Agente de zoonoses verifica vaso de planta (Foto: Divulgação /PMC)

Nesta semana, as equipes estão na área central do município e, segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), é importante que moradores atendam os agentes identificados com uniformes e crachás. “Esta avaliação dentro da residência é de suma importância para o controle da doença”, destacou o coordenador de controle de dengue, Ricardo Fernandes.

“O tempo quente e as pancadas de chuvas no fim de tarde são o cenário perfeito para proliferação do mosquito”, disse Fernandes. Por isso, é importante manter a limpeza das residências, evitando os criadouros.

O Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya. Então, em caso de focos do mosquito, os munícipes devem ligar para o Disque Dengue, nos telefones (12) 3887-6888 ou 156.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *