Litoral Norte espera quase 200 mil veículos no feriado de Finados

As cidades do Litoral Norte aguarda 197 mil veículos para o feriado de Finados, que acontece entre os dias 2 e 5 de novembro. A Concessionária Tamoios realiza, a partir de quarta-feira (1º), a operação especial para descida. No domingo (5) e segunda (6), ocorre a ação para aliviar o trânsito no retorno.

A serra antiga é utilizada como pista de descida, de São José dos Campos, sentido Caraguatatuba. Já a serra nova, com o maior túnel viário da América Latina, é usada para subida (Caraguatatuba > São José dos Campos).

Nas praças de pedágio, a Operação Papa Filas também poderá ser acionada. A Concessionária sugere que os motoristas utilizem as cabines com cobrança automática (sem contato com o operador nem pagamento no local). Para utilizá-las é necessário possuir um dos seguintes sistemas de pagamento: Veloe, ConectCar, Move Mais, Taggy ou Sem Parar.

Em caso de necessidade, veículos extras (guinchos) serão colocados à disposição dos usuários que, junto com o aumento de efetivo, irão suprir o aumento de demanda por serviços.

Obras

No sentido litoral, as atividades estarão suspensas na quarta, a partir das 12h, na quinta-feira (2), na sexta (3) e no sábado (4). No sentido São José dos Campos, as atividades estarão suspensas no domingo e até as 14h de segunda-feira. Nos dias em que não houver suspensão, as obras poderão ocorrer condicionadas ao fluxo registrado na região.

Horários de pico

No site da Concessionária Tamoios (www.concessionariatamoios.com.br) e no Aplicativo Tamoios os usuários têm acesso a imagens de câmeras em pontos estratégicos da rodovia. Por meio delas é possível acompanhar as condições de clima e de tráfego na estrada.

Serra nova

Quem sai do litoral norte em direção ao Vale do Paraíba e demais regiões, deve utilizar a serra nova. A pista conta com 22 km de túneis e viadutos que ligam os dois destinos. O vídeo que explica o acesso para os túneis está disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mZ4bvE22wFM.

O que fazer em caso de congestionamento

Mantenha distância do veículo à frente mesmo que esteja se movendo lentamente ou esteja parado
Desligue o motor se você estiver parado há mais de um minuto
Ouça as mensagens emitidas pelos alto-falantes e siga todas as instruções passadas pelos operadores

O que fazer em caso de pane ou acidente

Se possível, pare no acostamento
Ligue o pisca-alerta
Desligue o motor do veículo
Solicite ajuda por um dos telefones de emergência disponíveis a cada 60 metros, acione o Botão SOS pelo Aplicativo Tamoios ou ligue 0800 545 0000
Aguarde a chegada das equipes de atendimento

O que fazer se o veículo estiver pegando fogo

Se possível, continue dirigindo para fora do túnel
Se não for possível dirigir para fora do túnel, pare o veículo, desligue o motor e saia dele imediatamente. Utilize a saída de emergência mais próxima.
Informe o ocorrido aos operadores da Tamoios, utilizando uma das opções:
Botão de emergência existente ao lado dos hidrantes (caixas vermelhas) a cada 60 metros
Botão de emergência existente nas saídas de emergência
Botão SOS do Aplicativo Tamoios
0800 545 0000

O que fazer caso seja necessário evacuar o túnel

Ouça as mensagens emitidas pelos alto-falantes e siga todas as instruções passadas pelos operadores
Deixe o veículo parado, desligado, com as portas destrancadas e a chave na ignição. Isso é seguro e necessário, pois as autoridades podem precisar manobrar os veículos nos casos de emergência. Lembrando: o túnel é monitorado por câmeras
Leve consigo somente documentos e objetos pessoais
A evacuação pode ser feita pelas saídas de emergência disponíveis a cada 200 metros. Aguarde instruções nesse local. A sala de emergência é um lugar seguro e monitorado
Nunca circule pelo túnel de emergência sem a orientação e acompanhamento de um colaborador da Concessionária. O túnel é utilizado pelos veículos de emergência para os atendimentos e possui interfone, alto-falantes e câmeras
Assim que for seguro, as equipes de atendimento da Concessionária Tamoios fornecerão as orientações para voltar ao seu veículo

Caraguatatuba espera receber 150 mil turistas

Caraguatatuba espera receber pelo menos 150 mil vistantes, de acordo com estimativa divulgada pela Secretaria de Turismo. A taxa de ocupação em hotéis e pousadas, de acordo com dados da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, gira em torno de 49%.

lhabela espera mais de 30 mil visitantes

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas neste feriado prolongado. Os dados são da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ilhabela. A taxa de ocupação em hotéis e pousadas, deve girar em torno de 70%, com expectativa de aumentar com as reservas de última hora. Entre pousadas e hotéis, dos mais simples aos mais sofisticados, a média é de R$ 526 a diária.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *