Levantamento do Departamento de Trânsito da Prefeitura de São Sebastião aponta que o município registra uma média de dois acidentes por dia com envolvimento de motos. Outro estudo apontou que até 20 de outubro deste ano foram registrados 16 óbitos com envolvimento de motocicletas. Comparativamente, até setembro, no Estado de São Paulo foram registrados 67 óbitos.
De acordo com os dados, os trechos com maior incidência ficam entre a Praia Grande e o bairro São Francisco. Imprudência e imperícia, principalmente por parte dos pilotos das motos são fatores preponderantes nos acidentes.
“Na maioria das vezes, o motoqueiro quer andar entre dois veículos, faz ultrapassagem pela direita, em faixa de linha dupla e contínua e em locais de curva. São todas situações perigosas”, alerta o diretor do Departamento de Trânsito, Adriano Nogueira.
Um exemplo disso ocorreu na manhã desta terça-feira (31), na Praia Deserta, quando um motoqueiro que seguia sentido norte, colidiu com dois veículos que trafegavam no lado contrário. Não houve feridos, mas o reflexo no trânsito durou por cerca de três horas com congestionamentos e trânsito lento até a Praia das Cigarras.
Segundo a prefeitura, o número é preocupante, por isso, a Secretaria de Segurança Urbana vai reforçar as campanhas e blitz educativas.
Recentemente, a administração pintou faixas elevadas e escreveu curva perigosa em alguns trechos para alertar os condutores. Essa foi mais uma medida para tentar reduzir acidentes e evitar a morte de pessoas inocentes.