Litoral Norte promove ações de limpeza de rios e praias e busca voluntários

As prefeituras do Litoral Norte promovem, neste sábado (16),  ações de limpeza de rios e praias em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza e convidam voluntários a participar.

Em Caraguatatuba, a Prefeitura planeja formar equipes para a limpeza em cinco pontos da cidade com apoio de institutos, escolas e grupos de escotismo para liderar as ações. Além disso, são organizados kits com coletores e luvas para auxiliar nas atividades.

Anualmente, a cidade abraça a ação e reúne servidores públicos, voluntários e parceiros para coordenarem as atividades em diversas regiões com o objetivo de recolher os resíduos descartados irregularmente nas faixas de areia e encostas. Entre os itens mais comuns encontrados estão plásticos, isopor e bitucas de cigarro, materiais extremamente tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente, à vegetação, aos animais e a todo ecossistema local.

Os trabalhos serão realizados em cinco pontos da cidade: a foz do Rio Juqueriquerê, a Praia do Indaiá (próximo ao quiosque 32), o Rio Santo Antônio (em frente ao Teatro Mário Covas), a Praia do Centro (em frente à Secretaria de Turismo) e a Praia do Camaroeiro.

Ilhabela

No arquipélago, as ações ocorrem das 8h às 13h nas praias do Perequê, Praia Grande e no Parque das Cachoeiras. O evento será coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é aberto e qualquer pessoa pode ser voluntária, basta ter disposição para recolher o lixo descartado incorretamente e ter alguns cuidados básicos de segurança.

Alunos da rede municipal de ensino, mergulhadores e membros de organizações preservacionistas já confirmaram participação.

Antes de iniciar a coleta dos resíduos está prevista uma oficina de alongamento para os voluntários nos três pontos da ação. Depois das 12h, o material recolhido será exposto e haverá uma reflexão conjunta sobre o montante de lixo descartado incorretamente e os riscos que os materiais encontrados oferecerem aos animais e à natureza.

Está confirmada, ainda, exposição dos materiais educativos do Projeto Ilhabela Sem Bitucas, Controle de Vetores de Ilhabela, Instituto Argonauta, do Viva Instituto Verde Azul e demais parceiros. A praia do Perequê recebe ainda o projeto “Se liga no Lixo!” com a apresentação da peça teatral “Amar o Mar”.

São Sebastião

Na Praça Internacional do Surf, em Maresias, o Dia Mundial da Limpeza vai reunir 100 alunos do Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE). Integrantes do Núcleo São Sebastião, os jovens estarão ao lado de 40 convidados, parceiros da comunidade para um mutirão de limpeza do lixo da praia. A iniciativa é do IEE junto com o projeto Desengarrafando Mentes, que realiza oficinas e ações socioambientais em Maresias.

As atividades na Praça do Surf começam às 8h30, com o mutirão. Depois da ação de limpeza, a partir das 13h30, os jovens do Núcleo São Sebastião participarão do Circuito Interno de Voleibol, que reunirá alunos de diferentes turmas.

“O evento, além dos benefícios para o planeta, fortalece o vínculo com os parceiros locais e com a comunidade. Todos envolvidos nessa ação de limpeza, chamando a atenção para a importância da preservação ambiental”, afirma Celiane de Oliveira, coordenadora pedagógica do IEE.

Origem do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é realizado no mundo todo desde 1975 e promove a conscientização ambiental, preservação dos recursos hídricos e a correta destinação do lixo. A ação coletiva começou em 2008, na Estônia, quando cerca de 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país em cinco horas de ação conjunta. O movimento se espalhou e hoje está presente em mais de 190 países. No Brasil, a organização Limpa Brasil estima que foram recolhidas mais de 610 toneladas de resíduos em 2022.

Confira algumas dicas para participar:

– Use filtro solar;

– Nas cachoeiras e praias use repelente para espantar os borrachudos;

– Leve uma garrafinha de água para hidratação;

– Use luvas para recolher o lixo (Luvas, baldes e coletes serão entregues nos pontos da ação);

– Não recolha animais mortos ou materiais hospitalares. Caso os encontre, chame a equipe da organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *