Governador Tarcísio de Freitas vistoria obras no Litoral Norte

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estará no Litoral Norte nesta sexta-feira (21), onde fará visitas técnicas a obras de saneamento básico e construção de unidades habitacionais.

Às 9h, está prevista sua chegada a Caraguatatuba onde assina o início dos trabalhos do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) nos bairros Martim de Sá, Jaraguazinho, Jardim Terralão, Cidade Jardim e Golfinhos (fase1).

A cerimônia será na Escola Municipal Profº Jorge Passos, à Rua Oziel Egídio de Farias, s/n, no Jaraguazinho, onde será recebido pelo prefeito Aguilar Junior. O investimento gira em torno de mais de R$ 50 milhões.

Criado pela lei federal 14.026/2020, o Novo Marco do Saneamento estabelece que 99% da população seja atendida com água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033.

Caraguatatuba é a cidade do Litoral Norte que mais tem cobertura de água e esgoto na região, com 100% de água tratada e 92% de esgoto coletado, já que todo efluente coletado é tratado.

Para o prefeito Aguilar Junior, mais que entregar saneamento é investir em saúde, por isso, destacou que buscar a universalização do saneamento básico é ofertar dignidade e qualidade de vida para população.

Em seguida, Tarcísio segue para o bairro Praia Grande, em Ilhabela, onde, junto com o prefeito Antônio Colucci, assina o início das obras também do Sistema de Esgotamento Sanitário parta os bairros Praia Grande, Bexiga, Curral, Veloso e São Pedro.

Freitas também fará a entrega oficial da balsa FB-25, que estava parada para reforma e modernização e voltou para o litoral no começo de julho. Com 76 metros de comprimento, 17 metros de largura e 2,5 metros de altura, a embarcação é a maior da frota e uma das maiores embarcações do Brasil na categoria de cargas.

Foram R$ 5,3 milhões em investimentos com a instalação de cerca de 120 toneladas de aço, entre chapas, perfis laminados e tubos novos. A embarcação também recebeu 11 mil metros quadrados de nova pintura. Ela conta agora com sanitários com acessibilidade e foi retirada a rampa interna da embarcação.

A média diária da FB-25 é de 4 mil veículos, 5 mil passageiros, 700 bicicletas e 500 motocicletas.

Construções de unidades habitacionais na Baleia Verde, em São Sebastião. Divulgação

Em São Sebastião, o governador encerra sua visita ao Litoral Norte na Vila de Passagem da Topolândia, na área central, a partir das 14h30, e depois vai às obras do conjunto habitacional em construção na Baleia Verde, na Costa Sul.

Na Vila de Passagem, com recepção do prefeito Felipe Augusto, ele deve se encontrar com moradores vítimas das chuvas ocorridas no dia 19 de fevereiro, que aguardam o término das 704 unidades habitacionais em construção nos bairros de Maresias (186) e Baleia Verde (518).

Vila de Passagem, na Topolândia, abriga moradores vítimas da catástrofe.. Divulgação

Em seguida, está marcada sua ida à Baleia Verde para acompanhar a colocação do telhado no terceiro edifício em construção. A previsão da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) é que o primeiro bloco fique pronto em outubro e o segundo a partir de dezembro deste ano.

One Reply to “Governador Tarcísio de Freitas vistoria obras no Litoral Norte”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *