22 raias ficam presas em rede de quase um quilômetro em São Sebastião

A Polícia Ambiental Marítima salvou 22 raias que estavam presas em uma rede de 950 metros, na região da Praia de Cambury, na Costa Sul de São Sebastião. Devido à rapidez do resgate, elas voltaram ao mar com vida. Segundo estudos, 41% das espécies de raias estão ameaçadas de extinção.

O flagrante aconteceu no domingo (23), durante o patrulhamento ostensivo e preventivo náutico por toda costeira do município de São Sebastião para prevenção da pesca ilegal e predatória.

raias

Então, os policiais encontraram a rede sem qualquer identificação. Além disso, não havia embarcação ou pescador nas proximidades, contrariando a legislação pesqueira vigente. Por isso, não foi possível identificar o responsável pela rede que, como agravante, estava no interior da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte (APAMLN).

Resgate das raias

No momento da retirada da rede do mar, os Policiais Militares desemalharam 22 exemplares de raias, inclusive uma da espécie treme-treme. Ela é conhecida também como raia elétrica, por desferir cargas de mais de 200 volts, tanto para defesa, quanto para ataque. Uma grande raia-prego também voltou ao mar, bem como 16 exemplares de raia-bicuda e quatro exemplares de raia-viola, espécie atualmente ameaçada de extinção. A equipe recolheu a rede para posterior destruição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *