A Prefeitura de São Sebastião suspendeu as aulas nas escolas de Juquehy, Barra do Sahy e Cambury, nesta terça-feira (13), em função das atuais condições climáticas e dificuldades de acesso na costa sul.
O maior problema neste momento é a locomoção dos ônibus escolares, devido às vias intransitáveis por conta de alagamentos em alguns trechos e no entorno das escolas, o que impossibilita também o acesso de alunos, professores e outros funcionários.
A prefeitura informou ainda que as crianças atendidas nas creches estão em condições seguras e que fica a critério dos pais buscar os alunos.
A Secretaria de Educação está em diálogo com as autoridades competentes para monitorar a situação e adotar medidas necessárias para garantir a normalização das atividades educacionais, assim que as condições permitirem.
Alerta
A Defesa Civil de São Sebastião está em estado de alerta devido às fortes chuvas que atingem o município desde a noite de segunda-feira (12). Em Juquehy, por exemplo, foram registrados 114,2 milímetros de chuva em menos de 24 horas.
Até o momento, alguns bairros apresentam alagamentos, e os moradores das áreas de risco estão sendo informados sobre a situação. Os avisos estão sendo repassados por meio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). É importante ressaltar que os moradores em áreas de risco devem sair de suas casas em casos de alagamentos, enchentes ou deslizamentos de terra, seguindo as orientações previamente fornecidas.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o radar de São Roque indica a presença de áreas de instabilidade fraca a moderada sobre o município. Com isso, o risco de movimentação de massa pode se agravar, resultando em deslizamentos pontuais e isolados.
O prefeito Felipe Augusto, em conjunto com as equipes da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), está vistoriando as áreas mais afetadas. Até o momento, não há relatos de desabrigados.
Além das chuvas, há um alerta para a formação de ressacas no mar, com ondas de até 2,5 metros de altura. Portanto, os navegantes, incluindo pescadores, barcos de passeio e recreação, devem ficar atentos e evitar sair ao mar.
Essa previsão de chuvas intensas e ressacas deve persistir até o final desta semana. Em caso de emergência, é importante ligar para o telefone da Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).
Em fevereiro deste ano, a cidade foi palco de uma das maiores tragédias do Brasil por conta de chuvas. Milhares de pessoas ficaram desabrigadas e 65 mortes foram registradas na região.
Confira a lista de unidades escolares com aulas suspensas na tarde hoje:
Juquehy
EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida (Polo I e II)
EMEI Prof. Manoel Ferreira Matos “Branca de Neve”
Barra do Sahy
EM Henrique Tavares de Jesus
EMEI Sonho de Criança
Cambury
EM de Camburi
EMEI Prof. Lino Marques Vicente “Sementinha”
Sertão de Cambury
EM Maria da Conceição de Deus Santos
EMEI Cavalinho de Pau
2 Replies to “São Sebastião suspende aulas devido às fortes chuvas”