Homem é preso em flagrante ao resgatar balão na Martim de Sá

Um homem foi preso em flagrante, na tarde deste domingo (11) ao resgatar um balão na praia Martim de Sá, em Caraguatatuba. A prática é crime e, de acordo com a Polícia Ambiental, pode colocar a vida das pessoas em risco, causar incêndios em áreas urbanas como casas, escolas e hospitais, além de incêndios florestais.

Os policiais receberam denúncia de um homem que conduzia uma moto aquática para perseguir o balão, com auxílio de ferramentas manuais. No local, a equipe descobriu que ele gravou no celular suas tentativas de pegar o balão. Entretanto, acabou frustrado pela Ambiental com o apoio do Corpo de Bombeiros.

“Nos vídeos mostrado espontaneamente pelo autor, ficou claro a intenção de resgatar o balão para se promover. O crime compreende a soltura do balão, a participação em quaisquer condutas entre os atos preparatórios ao seu lançamento e sua captura, em qualquer local”, destaca a Ambiental.

O homem recebeu voz de prisão, a polícia apreendeu os materiais, inclusive a moto aquática, e os entregou na Delegacia de Polícia Central de Caraguatatuba. O delegado definiu fiança no valor de R$ 1.323 para liberação do suspeito. Ele também recebeu auto de infração ambiental no valor de R$ 10 mil.

Segundo os policiais, até o encerramento da ocorrência o homem não havia pago a fiança.

balão

Balão proibido por lei

A lei número 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, artigo 42, nomeia como crime fabricar, vender, transportar ou soltar balão. O motivo é o risco de provocar incêndios em florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano. Além disso, o objetivo da norma é proteger as florestas e vegetações, bem como evitar riscos para a vida humana, dos animais ou plantas. A pena prevista é de um a três anos de detenção e multa.

A Polícia Ambiental recebe denúncias pelo telefone (12) 3886-2200.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *