Circo Navegador comemora 25 anos com peça e livro

O Circo Navegador,  de São Sebastião, completa 25 anos. Para comemorar a data apresenta um novo espetáculo infantil e o lançamento de um livro. A peça intitulada ‘Boa Noite’ estreia em abril e tem como pano de fundo o medo e esperança na infância. Segundo a produção, o espetáculo busca transformar a arte em ferramenta de reforço de vínculos entre cuidadores, pais, mãe e filhos.

Enquanto isso, o livro está com a campanha de financiamento coletivo aberta para auxiliar na produção, edição e distribuição.

A peça infantil

O Circo Navegador mantém um Espaço Cultural em São Sebastião, onde será a estreia da peça ‘Boa Noite’, no dia 1º de abril. O espetáculo acontece com recursos do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC). A direção é de Leonardo Garcia Gonçalves, a dramaturgia e atuação é de Luciano Draetta. A cenografia de Bel Galvanese, a trilha sonora de Erickson Freitas e Alejo Linares a assistência de direção.

O enredo fala de um circo antigo e pobre, onde ‘Surubim’, um limpador de jaula que sente muito desvalorizado, tenta fugir da opressão do “Seu Nicolas”, o dono do circo, bem como abandonar a vida de sofrimento. Porém, a tentativa de partida é frustrada. ‘Seu Nicolas’ promete que após uma Boa Noite de sono, Surubim se tornará um aprendiz de artista.

Então, na esperança da promoção, ele se esforça para ter a tal boa noite de sono, no entanto, enfrenta todo o tipo de dificuldades.

Os ingressos para a estreia do espetáculo podem ser adquiridos pela campanha de financiamento coletivo no site: https://apoia.se/livro25anos.

peça

Lançamento do livro Circo Navegador

O grupo Circo Navegador preparou um livro escrito pelo Prof. Dr Alexandre Mate, que comemora os seus 25 anos de existência. O valor arrecadado através do financiamento coletivo servirá para complementar as despesas com a impressão, lançamento e distribuição do livro.

O projeto foi premiado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (Proac). Originalmente o livro teria 150 páginas e seria impresso em uma cor. A pesquisa da história do grupo resultou em 250 páginas que serão impressas em duas cores.

A publicação conta toda a trajetória do grupo, com depoimentos de pessoas importantes para a consolidação do Circo Navegador, e revela suas contribuições para o setor cultural, em especial no Litoral Norte de São Paulo.

Teatro nas comunidades Quilombolas e Indígenas

O espetáculo Boa Noite também será apresentado nas Terras Indígenas Renascer – Ywyty Guaçu (Ubatuba) e Rio Silveiras (São Sebastião) e nas comunidades quilombolas Fazenda e Caçandoca (Ubatuba).

As apresentações, de acordo com o grupo, cumprem com o propósito do projeto Arte Por Toda Parte, do Circo Navegador, que é o acesso de todas as populações aos bens culturais de forma democrática, plural, diversa e inclusiva.

Nos últimos oito anos, o espaço já ofereceu 439 atividades artísticas, englobando artes cênicas, shows e sessões de cinema, além de oficinas, workshops e rodas de conversa. Todas as atividades reuniram mais de 18 mil pessoas.

SERVIÇO

Teatro Infantil: Boa Noite
Data: sábado, 1º de abril
Horário: 17h
Valor: gratuito
Local: Espaço Cultural Circo Navegador
Endereço: Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – São Sebastião – SP
Reserva: pelo link – https://apoia.se/livro25anos
Classificação indicativa: livre

Data: quarta, 5 de abril
Horário: 19h
Valor: gratuito
Local: Comunidade Quilombola da Caçandoca – Restaurante Angu
Endereço: Praia da Caçandoca – Ubatuba – SP

Data: quarta, 6 de abril
Horário: 10 e 15h
Local: Terra Indígena Renascer – Ywyty Guaçu – Ubatuba -SP
Exclusivo para a comunidade indígena

Data: quarta, 7 de abril
Horário: 19h
Valor: gratuito
Local: Casa de Farinha da Comunidade Quilombola da Fazenda
Endereço: Km 87,3 da BR 101 – Picinguaba – Ubatuba – SP

Data: quarta, 11 de abril
Horário: 10h
Local: Terra Indígena Rio Silveiras – São Sebastião – SP
Exclusivo para a comunidade indígena

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *