Prefeito anuncia novos nomes para governo após morte de Cezar de Tullio

Após o trágico falecimento de Cezar de Tullio na última segunda-feira (20), o prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci, decidiu nomear o professor Antônio Cornélio de Moraes Filho como novo secretário de Governo e o ex-vereador Anísio Oliveira, como adjunto.

“O professor Cornélio tem um papel muito importante na história política da cidade e com vasta experiência na gestão pública. Aliado à jovialidade e experiência do ex-vereador Anísio Oliveira, a Secretaria de Governo ganha reforços de peso para suprir a falta que o Cezar deixou após seu falecimento. Vamos continuar trabalhando ainda mais por Ilhabela”.

Professor Cornélio, nome forte da cidade e na região, possui vasta experiência política em passagens pela administração pública de Ilhabela e Caraguatatuba. No arquipélago, fez história na área da educação, como professor, gestor escolar e também como secretário municipal de Educação. Sua trajetória ainda é composta por duas passagens como vereador na Câmara Municipal do arquipélago, tendo sido presidente da Casa de Leis entre 1979 e 1981. Em 1977 foi eleito vice-prefeito de Ilhabela e cumpriu os quatro anos de mandato.

Já o ex-vereador Anísio Oliveira, é caiçara, formado em Contabilidade e funcionário público da Prefeitura do arquipélago. Exerceu seu mandato como vereador na Legislatura 2017-2020, atuando em diversas áreas, com foco em educação, política para mulheres e jovens. Na última eleição, foi o terceiro candidato a vereador mais votado da história de Ilhabela, com 631 votos válidos.

A Secretaria de Governo da Prefeitura de Ilhabela é uma das mais importantes na administração municipal. Ela é responsável por gerir a interlocução entre o gabinete do prefeito e as secretarias municipais, além da Câmara Municipal.

Prefeito perde amigo e braço direito, na vida e no governo

Na última segunda-feira (20/3), o secretário municipal de Governo, Cezar de Tullio faleceu vítima de um câncer, aos 70 anos. Nascido em uma das famílias mais tradicionais da cidade, formou-se em administração pela Universidade Mackenzie e voltou a residir no arquipélago em 1998, quando assumiu a gestão da histórica Padaria Central, inaugurada em 1927 por sua avó, Cristina Mendes Cardial.

Participou ativamente da vida política e social da cidade, foi Chefe de Gabinete da administração Colucci entre 2009 e 2014, quando se afastou para candidatar-se a deputado federal. Em 2016 concorreu como candidato a vice-prefeito nas eleições municipais.

Apaixonado pela política e movido pela vontade de fazer a diferença no bem-estar de moradores e visitantes da sua terra natal, aceitou novamente o convite do prefeito e voltou à Prefeitura de Ilhabela em 2021.

Em 2017 foi eleito provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela e reeleito em 2019. Os serviços em prol da comunidade renderam-lhe a maior honraria que pode ser concedida a um filho da ilha: o Título de Gratidão Caiçara, conferido pela Câmara Municipal em 2020.

Paixões

Fora da Prefeitura, Cezar De Tulio era só sorrisos quando provocado a falar sobre outras grandes paixões: o Santos Futebol Clube, a Itália e a música, esta última, revelada apenas aos mais próximos, com apresentações de voz e violão. Ele deixou a esposa, Marília Cunha Almeida De Tullio, os filhos Mariana De Tullio, Julio De Tullio Junior e os netos Maria, Laura e Artur, por quem sentia verdadeiro fascínio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *