As cidades do Litoral Norte já estão prontas para iniciar a aplicação da vacina bivalente contra Covid-19. O foco são idosos acima de 70 anos de idade, profissionais de saúde e pacientes portadores de doenças imunossupressoras, a partir de 12 anos, conforme cronograma do Ministério da Saúde e do Estado de São Paulo.
Em Ilhabela, a campanha começou nesta segunda-feira (27). Em Caraguatatuba, a partir desta terça-feira (28) começa a aplicação. As cidades de São Sebastião e Ubatuba também estão no calendário de vacinação do Estado para início nesta semana, mas as prefeituras ainda não divulgaram as datas.
Para receber o imunizante é só procurar a Unidade Básica de Saúde de referência ou mais próxima da residência, munidos de documento de identificação e carteira de vacinação. As vacinas serão disponibilizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
A vacina recebe este nome porque possui componentes que protegem contra o vírus original e também contra os que circulam atualmente no Brasil e no mundo. Serão cinco fases, iniciando pelos indivíduos com maior risco de desenvolver formas graves da doença.
Para as pessoas receberem a dose de reforço é necessário que já tenham recebido pelo menos duas doses de vacinas monovalentes. O intervalo para aplicação da vacina bivalente é de quatro meses após a última dose recebida. Quem não recebeu nenhuma dose ou somente uma dose da vacina contra Covid-19 precisa completar o esquema de duas doses para, posteriormente, receber a dose da vacina bivalente.