São Sebastião registra aumento de 30% de gastroenterite após tragédia

Foi observado nos últimos dias um aumento de 30% no número de atendimentos a casos de gastroenterite nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Costa Sul de São Sebastião. Foram 29 casos nas últimas 48 horas. Na região central, houve nove pacientes com o problema apenas nesta terça-feira (27).

No momento, as equipes da secretaria de Saúde investigam se os casos têm relação com as áreas atingidas pelas fortes chuvas do último domingo (19), que deixaram o município em estado de calamidade pública, com comprometimento do sistema de abastecimento de água; com o Carnaval, período em que as pessoas tendem a descuidar da alimentação; ou, ainda, com uma virose registrada desde o início de fevereiro.

O grande número de atendimentos de gastroenterite também foi observado pelas equipes da Marinha do Brasil durante as primeiras 48 horas de atuação em São Sebastião. Dos 500 atendimentos realizados, sendo 53 a bordo do navio Aeródromo Multipropósito ‘Atlântico’ e 447 no Hospital de Campanha, a maioria foi por queixas gastrointestinais.

A gastroenterite pode provocar vômito, diarreia e náuseas. Se não tratada, o paciente pode se desidratar e até chegar a morte. Outras doenças relacionadas à ingestão e/ou contato com água e lama contaminada são: cólera, febre tifoide, hepatite A e leptospirose.

A prefeitura orienta os moradores do bairro da Barra do Sahy, local em que a água passa por processo de descontaminação após as chuvas, a apenas consumir a água fornecida pela Sabesp, por meio de caminhões-pipas ou distribuição de água mineral.

Também pede que, caso apresente sintomas, procure a unidade de saúde do seu bairro para receber orientação e assistência médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *