Surfistas resgatam tamanduá-mirim de afogamento em Ubatuba

No final desta segunda-feira (6), banhistas avistaram uma cena inusitada: um tamanduá-mirim adulto tentava vencer as fortes correntezas na praia de Itamambuca, em Ubatuba. A Polícia Ambiental foi acionada e, com apoio de surfistas locais, conseguiu salvar o animal.

O mamífero possui hábitos solitários e noturnos, mas não é difícil de encontrá-los durante o dia, geralmente procurando abrigo ou explorando áreas em busca de alimento. Sua dieta é composta basicamente de formigas e cupins, o que garante o controle de populações de insetos sociais, mantendo o equilíbrio dos ecossistemas.

O animal foi levado ao Pelotão da Polícia Ambiental de Ubatuba, onde uma veterinária do Instituto Argonauta atestou que o tamanduá estava saudável e apto para ser solto em seu habitat natural. A equipe então conduziu o bichinho e o libertou no interior do Parque Estadual da Serra do Mar.

Em caso de avistamento de animais silvestres em área urbana, a orientação é acionar a Polícia Ambiental para captura adequada, evitando ferimentos e estresse ao animal e a população.

Solicitações e denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Ambiental de Caraguatatuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *