Conheça praias do Litoral Norte onde desfrutar de águas salgadas e doces

O Litoral Norte oferece algumas das praias mais bonitas do Brasil e isso não é novidade. Porém, o que pouca gente sabe é que o turista pode encontrar, em muitas delas, tanto água salgada quanto doce para banhar-se.

Afinal, a Mata Atlântica esconde belas cachoeiras e rios, em cenários verdadeiramente paradisíacos. Segundo o Circuito Litoral Norte de São Paulo, a região oferece pelo menos oito praias onde é possível desfrutar das duas opções.

Conheça as praias onde desfrutar de água doce no Litoral Norte

Caraguatatuba

Praia da Mococa

praia
Lagoa Azul, na Praia do Capricórnio (Foto: Nova Imprensa)

A praia, que está na região Norte da cidade, entre a Cocanha e Tabatinga, tem apenas um quilômetro de extensão. Entretanto, oferece areias monazíticas, com uma concentração maior de minerais pesados e mar calmo. A praia é ótima para banho e passeios de caiaques, que podem ser alugados no local.

A costeira, próxima à foz do Rio Mococa, oferece água doce e é ideal para a prática de mergulho livre. Além disso, a praia da Mococa está próxima à Ilha do Tamanduá, muito procurada por praticantes de pesca esportiva e mergulho livre.

Praia de Capricórnio/Lagoa Azul

Já a Praia do Capricórnio, também na região Norte de Caraguatatuba, oferece a oportunidade de aproveitar a Lagoa Azul, que se encontra com a água cristalina do mar.

O local, porém, é perigoso em tempos chuvosos, uma vez que o Rio Jetuba transborda a lagoa, que em dias normais, é separada do mar por bancos de areia branca. A praia do Capricórnio é de tombo e, por isso, muito procurada para a prática do surfe.

Ilhabela

praias
Praia de Castelhanos/ Ilhabela

Praia de Castelhanos

No lado Leste da Ilhabela, voltada ao mar aberto, Castelhanos é a maior praia de Ilhabela, com aproximadamente 1,7 quilômetro de extensão. Além de ser ideal para o surfe, no local há uma comunidade caiçara, restaurantes, bares e campings rústicos.

Em Castelhanos há um ilhote e dois riachos que deságuam no mar. No entanto, a praia é acessível apenas por meio de veículos 4×4, bicicletas e barcos.

Praia de Jabaquara

Há 17 km do Centro Histórico de Ilhabela, essa praia é uma das mais famosas do Litoral Norte e oferece fácil acesso por terra ou mar. Dispõe de pequena faixa de areia com dois riachos e uma lagoa de água doce e fresca.

As águas cristalinas com tons turquesa e belas pedras completam o cenário que podem ser vistos do mirante logo na chegada.

Praias em São Sebastião

praias
Barra do Sahy/ São Sebastião (Foto: Marco Bonello)

Praia de Barra do Una

A Barra do Una, distante 57 quilômetros do Centro Histórico de São Sebastião, oferece aos turistas belas trilhas pela Mata Atlântica. Na região, encontra-se primeiramente um rio que deságua no mar e também cachoeiras

A faixa de areia branca e águas claras atrai surfistas no lado Sul e famílias com crianças no lado oposto, onde o Rio Una se encontra com o mar. Então, é possível nadar ou praticar Stand Up Paddle e caiaque.

 

Praia de Barra do Sahy

Com apenas 1,5 quilômetro de extensão, a charmosa praia da Barra do Sahy tem areia branca e fofa. Dista 46 quilômetros do Centro Histórico, entre as praias da Baleia e Preta, e é, sobretudo,  cercada pela Mata Atlântica. No canto direito da praia, há rochedos no mar que formam uma piscina natural, e, do outro lado, o rio Sahy. Então, no canto esquerdo da praia, está a capela do bairro, implantada em local privilegiado, bem na margem do rio. Logo na foz do rio Sahy é possível fazer passeios às Ilhas e Montão de Trigo.

Ubatuba

praias
Praia do Puruba/ Ubatuba (Foto: Renato Torres)

Praia da Puruba

Na região Norte de Ubatuba, essa praia se destaca pelo rio Puruba, que deságua no mar. Antes de chegar à praia de tombo de cerca de 1,5 quilômetro, é preciso atravessar um trecho de água doce. De manhã, quando a maré ainda está baixa, é possível atravessar caminhando. Na volta, porém, o banhista pode optar por atravessar de canoa, um serviço oferecido pela comunidade local.

Praia de Itamambuca

Ainda ao Norte de Ubatuba, a praia é conhecida por receber diversos campeonatos de surf. Porém, além de esportistas, Itamambuca oferece ampla estrutura de hospedagem e serviços aos turistas. Ao mesmo tempo, é possível aproveitar uma piscina natural formada pelas águas do rio Itamambuca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *