Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe a exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) recebe, nos meses de fevereiro a abril de 2023, a exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas. A exposição é uma retrospectiva dos quarenta anos de carreira do artista plástico e fotógrafo Márcio Pannunzio, que também é colunista do Nova Imprensa.

Os visitantes poderão apreciar 90 obras entre desenhos, gravuras, pinturas e fotografias. A exposição organizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), conta com a curadoria de Enock Sacramento.

O MACC incentiva a frequência de simpatizantes da música, do teatro, das artes plásticas, além de receber visitantes das cidades vizinhas. Segundo a diretora do MACC, Denise Lemes, a exposição terá espírito didático. Então, ensina através de textos e fotografias as técnicas de gravura utilizadas por Pannunzio: em relevo e a calcográfica.

Como linha auxiliar de transmissão de conhecimento, serão dispostas no meio da galeria vitrines expositoras contendo materiais de gravação e impressão, tais como matrizes, instrumentos de gravação, bem como rolos para entintar, tintas, papéis, etc.

Catálogo

Na última semana da exposição será lançado um catálogo que será o ponto alto de todo o projeto porque visa perenizar a produção artística realizada. Serão fotografadas as obras e a exposição montada, feito o texto de apresentação e com tiragem mínima de 1 mil exemplares.

Além de conter reproduções de todas as obras expostas, ele será autografado pelo artista e a maior parte da tiragem deverá ser distribuída para escolas, bibliotecas e fundações culturais públicas – a maior parte delas, do Estado de São Paulo.

A exposição poderá ser visitada até o dia 15 de abril de 2023, de terça à sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados das 12h às 17h, na Praça Dr. Cândido Mota,72, Centro, Caraguatatuba. A entrada é gratuita.

Márcio Pannunzio

Márcio Pannunzio já expôs outras vezes em Caraguatatuba, sendo premiado no 3º Salão Oficial de Arte de Caraguatatuba e no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba em 2009, 2013 e 2019.

Foram 39 exposições individuais, cinco delas no exterior. Ao todo, participou de 89 eventos internacionais de gravura, com prêmios em diversos países como Suíça, Canadá, Porto Rico, Polônia, Romênia, Espanha, Argentina e Uruguai.

No Brasil, são 47 premiações: 10° Salão Paulista de Arte Contemporânea; 3º Salão Victor Meirelles; 50º Salão Paranaense; 10ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba; II Bienal da Gravura. E ainda, 2º Salão Sesc de Gravura; VIII e na VII Bienal do Recôncavo; 4ª Bienal de Gravura de Santo André e 3ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino.

Márcio Pannunzio é natural da cidade de Casa Branca, no interior de São Paulo, onde morou até os três anos de idade, mudando-se para Sorocaba, depois para São Paulo. O artista sempre quis ser sociólogo e filósofo, mas acabou cursando a Escola de Comunicação e Arte da USP (ECA), onde estudou arquitetura por três anos.

“Eu gostava de desenhar desde criança, porém ser artista plástico não dá dinheiro”, contou ele. “Por isso fui para arquitetura, mas aquilo foi um pesadelo pra mim”.

One Reply to “Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe a exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *