Corpo de Bombeiros se prepara para período de chuvas e ventos no Litoral Norte

O Corpo de Bombeiros informou que a partir desta terça-feira (3), se inicia a preparação técnica das equipes para período de chuvas e ventos no Litoral Norte.

Segundo o Comando da Corporação, a contar de hoje, todos os equipamentos necessários para o atendimento das ocorrências que envolvam catástrofes meteorológicas passarão por revisão. O objetivo, portanto, é que estejam em plenas condições de uso e operação nas viaturas.

De acordo com os bombeiros, o período de chuvas intensas é a época do ano quando ocorre maior parte da precipitação média anual em uma região. “Quando a estação das chuvas ocorre durante o verão, a ocorrência de precipitações geralmente ocorre durante a tarde e primeiras horas da noite, desde janeiro e perdurando até meados de março”, pontuou.

Outro alerta diz respeito a altas temperaturas, a principal causa das ocorrências de chuvas intensas. São elas as causadoras de enchentes, inundações e destruições nas cidades. “A equipe do 11º Grupamento de Bombeiros acompanha diariamente a Previsão Meteorológica junto às Equipes de monitoramento da Defesa Civil”, visando ter homens e mulheres preparados para atuar nas situações mais adversas que possam ocorrer, de forma técnica e tática, zelando sempre pela segurança”, conclui.

Chuvas e vento

A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a chegada de fortes chuvas, intensas e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo na região a partir de terça-feira (3) até sexta-feira (6). No Litoral Norte, o volume previsto é de acumulados até a 200 milímetros.

Já a Marinha do Brasil informa acerca de uma frente fria que poderá afetar a faixa litorânea paulista, com ventos de direção Oeste a Sudoeste e intensidade de até 60 km/h (33 nós), entre os dias 4 e 5 de janeiro.

Recomenda-se cuidado redobrado em áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo.

Em caso de emergências deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

One Reply to “Corpo de Bombeiros se prepara para período de chuvas e ventos no Litoral Norte”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *