Polícia Ambiental Marítima apreendeu 60 km de redes e devolveu 5 mil animais marinhos em 2022

A Polícia Militar Ambiental Marítima apresentou o balanço de ações de suas equipes em 2022. Dentre os números, chama a atenção a apreensão de aproximadamente 60 km de redes ilegais e a devolução de 5 mil animais marinhos vivos ao habitat natural.

As equipes policiais atuam nos mares, rios e portos do Litoral de São Paulo. Sua missão é proteger e preservar a fauna ictiológica, bem como  espécies em risco de extinção e em períodos de defeso. Segundo a Polícia Ambiental Marítima, as equipes fiscalizam a fim de coibir a pesca ilegal e predatória, sobretudo nas dezenas de áreas de proteção ambiental marinha.

Números da Polícia Ambiental Marítima

De acordo com o órgão, foram mais de 1.300 ocorrências registradas durante o ano de 2022, entre Boletins de Ocorrência e Termos de Vistoria, nas categorias ambientais, criminais, apoios, resgates, solturas de animais marinhos entre outros.

Além disso, apreenderam 257 redes de pesca ilegal, totalizando quase 60 km, mais de 1.120 petrechos, 119 embarcações pesqueiras, bem como outros materiais envolvidos em crimes ambientais.

A Ambiental Marítima informou que em quase todas as redes havia espécies marinhas emalhadas, ainda com vida. Então vários peixes, tubarões-martelo, crustáceos, moluscos, equinodermos, raias e tartarugas, voltaram para seu habitat natural. Ao longo do ano, também voltaram ao mar aproximadamente 5 mil caranguejos e siris que foram capturados e seriam comercializados ilegalmente.

As equipes resgataram também mais de 82 toneladas de pescados oriundos da pesca ilegal e predatória, sendo 25 toneladas de camarão, 55 toneladas de peixes diversos e cerca de duas toneladas de crustáceos, moluscos, etc.

raia
Foto: Polícia Ambiental Marítima

Segundo a polícia, todo o pescado  foi doado a dezenas de instituições filantrópicas e Fundos Sociais de Solidariedade dos municípios de todo o Litoral Paulista, “fazendo assim o papel social da Instituição Polícia Militar do Estado de São Paulo, beneficiando milhares de famílias carentes e em situação de risco”, finalizou a Ambiental Marítima.

A Polícia Ambiental Marítima fiscalizou 4.827 vezes as atividades de pesca na costeira e mar territorial, sobretudo nas Áreas de Proteção Ambiental Marinha.

Outras ocorrências

Entre as outras ocorrências registradas, as equipes atenderam pessoas em embarcações à deriva ou em situações de risco, captura de procurados pela justiça, apreensões de drogas e armas, localização de embarcações e motores roubados.

peixe enxada
O peixe foi liberado da rede e devolvido ao mar (Foto: Polícia Ambiental Marítima)

Finalmente,  a equipe abordou mais de 4.500 pessoas, metade delas pescadores em 1.014 embarcações, resultando em 275 autuados e 323 Autos de Infração Ambiental. Ao todo, fiscalizaram 1.237 comércios de pescados e 230 veículos de transporte de pescado.

 

One Reply to “Polícia Ambiental Marítima apreendeu 60 km de redes e devolveu 5 mil animais marinhos em 2022”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *