Confira 5 hábitos sustentáveis para colocar em prática em 2023

Agora que 2023 começou, e é costume das pessoas traçar metas para um ano melhor, o Nova Imprensa separou uma lista com cinco hábitos sustentáveis para quem mora no Litoral Norte. O objetivo é, além de melhorar muito a qualidade de vida, diminuir a quantidade de lixo produzida anualmente.

Pesquisa produzida pelo Instituto Akatu: Vida Saudável e Sustentável 2022, apontou que 84% dos entrevistados desejam diminuir seu impacto sobre o planeta.

De acordo com o Instituto Mar Sem Fim, as cidades do Litoral Norte de São Paulo recolheram mais de 300 toneladas de lixo das praias depois das comemorações de Ano Novo. O total recolhido foi de, no mínimo, 323 toneladas e São Sebastião foi o único entre os quatro municípios da região que não divulgou o balanço dos trabalhos.

A cidade com maior quantidade de lixo recolhido foi Caraguatatuba, com 210 toneladas. Ubatuba, por sua vez, recolheu 101 toneladas de lixo após a virada, enquanto em Ilhabela a quantidade foi de 13 toneladas.

hábitos sustentáveis
Em Ubatuba, equipe recolhe lixo deixado na virada (Foto: PMU/Divulgação)

Confira abaixo cinco hábitos sustentáveis:

  1. Diminua o consumo. Uma forma de diminuir o impacto ao meio ambiente é consumir menos. Isso vale tanto na compra de roupas, acessórios, produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos quanto no consumo de água e energia.
  2. Reutilize.  O uso de produtos e embalagens reutilizáveis ao invés de descartáveis podem diminuir consideravelmente a quantidade de resíduos no planeta. A propósito, grande parte do lixo encontrado nos oceanos é composto por plásticos descartados de forma inadequada.
  3. Separe o lixo reciclável do orgânico: A redução do lixo e resíduos é fundamental. Então, separar todo material que pode ser reciclado contribui para a redução da poluição ambiental e poupa o consumo de recursos naturais.
  4. Evite o desperdício de energia elétrica. Além de apagar as luzes e evitar manter equipamentos ligados, produtos com selo da Procel oferecem maior eficiência energética. Logo, tal atitude contribui para a preservação ambiental. Concomitantemente, valorizar empresas com práticas sustentáveis, inovação tecnológica e atitudes éticas causam um impacto maior.
  5. Faça a destinação correta de equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia da sociedade e colabora em diversos aspectos, mas sempre existe uma forma de fazer o melhor uso dos recursos. Portanto, é indispensável a adoção do descarte correto dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, em ecopontos ou pontos de coleta seletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *