Exposição de fotos sobre obras do Contorno na Tamoios abre nesta sexta (24)

A exposição fotográfica ‘Mudanças de um Contorno’, do fotógrafo documental Felipe Santos pode ser conferida, partir desta sexta-feira (24), no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. A mostra traz uma seleção de imagens da obra do ‘Contorno’, um trecho da rodovia dos Tamoios.

A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados, das 12h às 17h, à Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro.

‘Mudanças de um Contorno’ traz registros das transformações urbanas, ambientais e sociais impactadas pela construção dos contornos da Rodovia dos Tamoios em Caraguatatuba, entre 2015 e 2018, nos bairros Martim de Sá, Casa Branca, Canta Galo, Cidade Jardim, Estrada da Serraria, Rio do Ouro, Ponte Seca, Tinga, Gaivotas, Poiares e Pegorelli.

As fotografias trazem, ainda, vivências do fotógrafo Felipe Samurai nos canteiros de obras junto aos operários – os grandes personagens deste documento fotográfico – com quem dividiu os dias, o transporte, o almoço e muito suor e trabalho.

Samurai acompanhou o desenvolvimento do empreendimento, documentou toneladas de ferro e concreto, os maquinários gigantescos, a detonação de rocha e escavações de túneis. Andou pelos viadutos e pontilhões. Viu de muito perto a mudança que estava ocorrendo em vários pontos da cidade com o traçado da nova malha viária da estrada que, quando pronta, trará desenvolvimento e fluidez no tráfego de acesso às cidades da região.

“Pude acompanhar de perto todo o desenvolvimento da obra e documentar com um olhar artístico não só os ferros e as toneladas de concreto, mas também os operários que têm relevante mérito em toda essa história”, enfatizou o artista.

O projeto ‘Mudanças de um Contorno’ foi contemplado pelo ProAC Editais, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, na categoria de Produção de Exposições Inéditas de Artes Visuais.

Em 2021, por conta da pandemia de Covid-19, a inauguração presencial da mostra foi adiada, assim, sua estreia em Caraguatatuba ocorreu no formato da técnica lambe-lambe, em pontos de ônibus na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho (Avenida da Praia), no Centro. Este ano, finalmente a exposição poderá ser apreciada dentro das salas do MACC, para que assim o público possa conhecer de perto as obras e um pouco desta história.

O projeto ‘Mudanças de um Contorno’ segue sendo registrado por Samurai, agora no município de São Sebastião.

Exposição ‘Mudanças de um Contorno’

Abertura: 24 de junho (sexta-feira), às 10h
Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, das 12h às 17h
Entrada Gratuita
Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72 – Centro
Redes sociais do fotógrafo: www.mudancasdeumcontorno.art.br | Instagram: @exposicao.mudancasdeumcontorno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *