Bonete recebe R$ 2 milhões de investimento em saneamento básico

A Prefeitura de Ilhabela deu início, neste mês de junho, às instalações das fossas biodigestoras na comunidade tradicional do Bonete. A obra prevê um investimento de mais de R$ 2 milhões

O saneamento básico é uma das antigas reivindicações da comunidade, que possui cerca de 400 moradores e nenhum tratamento de esgoto.

A fossa biodigestora funciona como outras fossas sépticas, ela fica responsável por tratar os efluentes que são despejados pela descarga e devolve para o solo a água tratada e sem risco de contaminação para a natureza. O sistema funciona no vaso sanitário. Assim que a descarga é acionada, os efluentes são levados para a primeira parte do sistema de tratamento de esgoto através de uma ligação direta de canos.

Nesta caixa acontece um procedimento de biodigestão feito através da mistura de esterco e água. As bactérias presentes na mistura são capazes de decompor as bactérias dos dejetos humanos. Quando a primeira caixa começa a encher, ela transborda para a segunda etapa. O processo total de digestão da fossa dura um período de até 120 dias.

Semana do Meio Ambiente

A implementação das fossas faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente de Ilhabela 2022. Promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o evento tem o objetivo de fomentar a participação da comunidade na preservação do meio ambiente. A programação segue até o dia 12 de junho.

Durante os três dias de evento, a Secretaria de Meio Ambiente promove palestras no auditório municipal “Pasquale Colucci”, no Paço Municipal, nos dias 9 e 10 de junho. Já nos dias 11 e 12 de junho, haverá ações de enriquecimento florestal, oficinas e exposições ambientais. A programação completa está no site oficial da Prefeitura de Ilhabela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *