Previsão do tempo é de rajadas de vento e chuvas até sexta-feira

A previsão do tempo para o Litoral Norte é de rajadas de vento e chuvas até sexta-feira (6), segundo a Marinha do Brasil. Há ainda previsão de ressaca, com ondas de até três metros ao sul de São Sebastião. O avanço de uma frente fria poderá provocar ventos de até 74 km/h (40 nós), com ondas de até 4,5 metros.

previsão do tempo
O Litoral Norte pode esperar rajadas de vento e descargas atmosféricas (Foto: Johannes Plenio)

Cuidados com a rede elétrica

Com a previsão do tempo, a companhia de fornecimento de energia elétrica EDP alerta para cuidados com a rede. Entre as orientações está a necessidade de manter a fiação em bom estado.

Além disso, é importante evitar a utilização de equipamentos elétricos em áreas molhadas ou em locais inundados. O ideal é evitar o manuseio de equipamentos elétricos com o corpo molhado, bem como descalço, pois aumenta o risco de choque elétrico.

Caso a chuva venha a causar inundação na residência, atingindo o nível das tomadas, é preciso desligar o disjuntor imediatamente e então, depois que a chuva passar, um profissional qualificado deve fazer a revisão do local antes de ligar novamente os disjuntores.

Durante as chuvas com descargas atmosféricas, é preciso dobrar a atenção. Segundo a EDP, os raios podem afetar aparelhos elétricos mesmo sem passar pela rede de distribuição de energia da concessionária, conduzidos por antenas de TV e cabeamento de telefonia. Por isso, é importante retirar das tomadas os equipamentos mais sensíveis, como televisão, computadores e celular.

Na rua, caso haja acidentes com placas, telhas ou árvores caídas sobre a rede elétrica, jamais toque na fiação. Comunique imediatamente a EDP pelos canais de atendimento digitais ou na central 0800 721 0123.

A orientação ainda é evitar áreas descampadas debaixo de chuva; não ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas durante temporais com raios. Finalmente, proteja-se da água e não ande em áreas alagadas onde existem bueiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *