Capela em Toque Toque será homenageada com documentário e obra de arte

O lançamento do Projeto Conceição, filme documentário que homenageia a Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Toque Toque Grande, costa sul de São Sebastião, vai ocorrer na terça-feira (31).

A ideia do projeto surgiu em 2020, quando a artista plástica Isabel Galvanese foi procurada pela comunidade com o convite de criar um painel de cerâmica em celebração à capela, que acredita- se ter sido construída entre os anos de 1920 e 1921, mas cuja data precisa não foi localizada em registro documental.

“Nós desejávamos uma obra de arte que fizesse uma ponte entre o antigo e o moderno com uma linguagem artística”, conta o padre Alessandro Henrique Coelho.

No final do mês de fevereiro de 2020, o Brasil passou a vivenciar a pandemia de Covid-19 e, como a entrega da obra de arte teria que ser adiada, Galvanese decidiu inscrever o projeto Conceição no Programa de Ação Cultural (Proac), do governo do Estado de São Paulo.

Com a aprovação da verba, além da obra de arte, foi possível gravar o documentário, dirigido e editado pelo cineasta Paulo Alberton, que apresenta vários símbolos poéticos para promover a conexão entre história, religião e cultura.

“O documentário aproxima a obra da artista Isabel Galvanese da comunidade local intercalando o processo criativo da artista com as memórias de pescadores e religiosos locais. Visualmente, o filme destaca de forma poética os fazeres manuais que trazem consigo universos culturais distintos – o da artista, do pescador, do pedreiro, do religioso”, explica Alberton.

A trilha sonora do filme foi criada pelo músico Felipe de Souza que buscou referências em antigas partituras e contou com a participação especial de Ostinho, mestre de Fandango Caiçara.

“Sinto que para além de um documentário estamos lidando com material de grande profundidade espiritual e tradição oral”, afirma.

Painel na capela

A obra de arte criada por Isabel Galvanese é um painel em relevo que mede 1,90m x 0,70m, em cerâmica de alta temperatura e queimada em forno a lenha.

A peça remete a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, conhecida como a santa grávida. Em homenagem aos pescadores do bairro de Toque Toque Grande, a artista plástica criou para a imagem uma auréola decorada com peixes.

“Eu quis respeitar a questão religiosa, mas trazer algo atual porque não podia fazer como era antigamente. Como a capela é pequena, para não impactar, eu fiz uma imagem na horizontal”, explica Galvanese.

Capelas caiçaras

A arquiteta Fernanda Palumbo acompanhou de perto a aprovação da Lei Municipal nº 943/1994, que protege as 12 capelas históricas existentes em São Sebastião. Ela explica que a capela de Toque Toque Grande é uma das mais preservadas porque tem janelas, altar e nichos originais.

Educação

Após a exibição para a comunidade de Toque Toque Grande, o filme documentário será divulgado pelo Cinema na Kombi em outros bairros e nas escolas do município.

O professor Emanuel Araújo, responsável pelo projeto educativo, explica que a história da arte sacra desenvolvida no Brasil constitui importante celeiro para analisarmos como o processo de mestiçagem (e o início de uma arte brasileira, fruto do encontro de culturas diferentes) surgiu a partir do século XVI.

“Neste sentido o projeto Conceição poderá ofertar incentivo e estímulo para futuras pesquisas, uma vez que São Sebastião possui precioso acervo de arte sacra distribuído em suas capelas, igrejas e museus”, explica.

Serviço

Lançamento do Projeto Conceição
Exibição do Documentário, de Paulo Alberton
Apresentação da Obra Conceição, de Isabel Galvanese
Data: 31 de maio, às19h
Local: Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, bairro de Toque Toque Grande – São Sebastião

One Reply to “Capela em Toque Toque será homenageada com documentário e obra de arte”

  1. bbw with huge knockers gets her pussy worked.weneedporn.online
    olalaporno.com shemale destroys her man.

    Parabéns a toda comunidade de Toc Toc Grande. 🙏😍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *