Prefeituras realizam ações emergenciais para atender moradores de rua no frio

Com o frio recorde dos últimos dias no Brasil, as prefeituras do Litoral Norte se mobilizaram para antecipar campanhas de inverno e arrecadar doações de roupas para a população em situação de rua. Nesta quinta-feira (19), as baixas temperaturas alcançaram regiões do país que não costumam enfrentar frio intenso e produziu fenômenos incomuns para o outono. No Distrito Federal, por exemplo, os termômetros marcaram 1,4 grau, a temperatura mais baixa desde 1961. No litoral, a temperatura ficou abaixo de 10 graus.

Em Caraguatatuba

Com a chegada da frente fria prevista para ficar até domingo (22), o Fundo Social de Caraguatatuba iniciou uma campanha emergencial para arrecadação de roupas de frio e cobertores que serão doadas para famílias em vulnerabilidade social e também ás pessoas em situação de rua.

O Fundo Social receberá roupas de frio de todos os tamanhos como casacos, calças, meias, luvas, toucas e cobertores na unidade central na Rua José Damazo dos Santos, número 39 e na Avenida José Herculano, 7.495, no Travessão (Subprefeitura Sul).

Em Ubatuba

Ubatuba

Na cidade de Ubatuba, a Secretaria de Assistência Social dobrou as vagas da Casa de Passagem para acolhimento da população de rua. O espaço oferece banho, jantar, pernoite e café da manhã no dia seguinte. O local também tem disponível um canil para o animal de estimação do morador de rua.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Anderson Paiva dos Santos, para a operação de inverno, com previsão para o começo de junho, a cidade será contemplada com uma verba do Governo do Estado no valor de R$ 50 mil, que vai auxiliar na gestão das demandas, principalmente, porque são oferecidos serviços como alimentação, banho e lavanderia para as roupas.

“A Casa de Passagem é um serviço contratado pela Prefeitura de Ubatuba por meio da Secretaria de Assistência Social. Até o momento, os cobertores que temos são suficientes para todos. Porém, como já foi mencionado, algumas pessoas chegam com seus cachorros por isso, estamos aceitando doações de ração animal. Caso alguém deseje colaborar, também com doações de roupas de frio em bom estado, as doações podem ser feitas diretamente no local, que fica na rua Gastão Madeira, 676”, reforçou o secretário.

Ilhabela

O frio que atingiu a cidade desde a última terça-feira (17) fez com que o Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela antecipasse o início da Campanha do Agasalho deste ano. Então, a partir desta segunda (23), quatro pontos já estarão disponíveis para coleta na cidade para arrecadar agasalhos, cobertores e roupas de cama e banho, que serão distribuídos para pessoas em vulnerabilidade da cidade.

São Sebastião

frio

O Fundo Social de São Sebastião, em parceria com o Centro Comunitário Bom Pastor, Associação Maria Eufrásia Pelletier e Paróquia São Sebastião distribuiu 70 cobertores para a população de rua. A ação ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira (18), na Região Central. Já a entidade filantrópica Bom Pastor ampara mulheres marginalizadas e pessoas em situação de rua, com alimentação e doação de itens de inverno.

Segundo o presidente do Fundo Social, Elias Rodrigues, quem quiser e puder doar cobertores, mantas e edredons, em bom estado, deve dirigir-se a sede da entidade, localizada a Rua Capitão Luiz Soares, 33, Centro, ou a retirada de donativos pode ser agendada pelos telefones: (12) 3892-4991 e (12) 3892-5560, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *