O shopping Serramar, em Caraguatatuba, vai receber um investimento de R$ 10 milhões o grupo Serveng e deve dobrar de tamanho após as obras. O projeto prevê a implantação de um hotel, academia, restaurantes e cerca de 50 novas lojas de diferentes serviços. A estimativa de conclusão das obras é até o final de 2024, quando o espaço deve chegar a 200 lojas.
Hoje, cerca de 5 mil pessoas circulam pelo shopping durante a semana, chegando a 20 mil visitantes nos finais de semana. Os planos da administração do Serramar é que ele se torne um empreendimento ainda mais completo, integrando as necessidades do Litoral Norte e contemplando as necessidades de parceiros como o Hospital Regional, a Unitau, a Prefeitura, entre outros.
Construído no estilo open mall (shopping aberto), o Serramar está integrado à natureza, com ambientes abertos, três praças internas ao ar livre e vista privilegiada da Serra do Mar. O conceito foi alinhado à localização do empreendimento.
Unitau fortalece expansão
Após dois anos de negociação, planejamento e organização, as obras do campus da Universidade de Taubaté (Unitau) dentro do Serramar (onde era o hipermercado Extra), iniciaram em fevereiro deste ano. “Caraguá é cidade irmã de Taubaté, e muitos moradores vêm de lá para passar os finais de semana aqui na praia. Esta parceria com a Unitau se deu de forma muito natural”, explica Matheus Penido, vice presidente do grupo Serveng e diretor de novos negócios das empresas do Serramar.
O novo campus da Unitau em Caraguá já foi aprovado no Conselho Estadual de Educação, entre outros órgãos. No local, estão previstos os cursos de medicina, enfermagem e psicologia. “Com a Unitau, a movimentação de pessoas no entorno do shopping certamente vai crescer, e o Serramar está pronto para suprir as necessidades dos estudantes com serviços, conveniências, lazer, entretenimento e cultura”, afirma Penido.
O campus está sendo instalado em uma área de 1.000m², e deve chegar a 4.200m² dentro do Serramar. A estrutura conta com laboratórios, salas de aula com equipamentos multimídia, centros de simulação, espaços multidisciplinares, biblioteca e salas de coordenação. O suporte pedagógico será oferecido pelo corpo docente da sede em Taubaté, além de novas contratações.
Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguá (ACE), Yuri Bellato, o desenvolvimento da região no entorno do shopping, e a chegada do curso de medicina da Unitau são muito importantes. “Esse investimento em educação é o que muda um país. O brasileiro só precisa de instrução, pois já tem força de vontade de sobra. A ACE está sempre nos eventos do Serramar, justamente por vermos a importância do desenvolvimento deste grupo de lojistas. Não temos dúvida do sucesso desta expansão”.
Medicina começa em agosto
As aulas da faculdade de medicina em Caraguatatuba têm previsão de iniciar em agosto deste ano, com a mensalidade de R$ 7.019,00, equivalente ao da sede em Taubaté. O valor é 12,12% abaixo da média nacional, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Semesp.
“Vamos usar toda experiência de cinco décadas da medicina da Unitau e levar esse padrão de qualidade para Caraguá”, afirma a reitora, Profa. Dra. Nara Fortes. “Vamos fazer um vestibular em junho para que as primeiras turmas possam começar em agosto. No segundo semestre deveremos ter 60 alunos de medicina e 40 de enfermagem”, avalia a pró-reitora de graduação, Profa. Ms. Angela Popovici Berbare.