Tutor deixa cachorro morrer acorrentado e é multado em R$18 mil

Um cachorro sem raça definida morreu preso a correntes, segundo a Polícia Ambiental, por negligência do dono. O crime de maus-tratos só foi descoberto nesta terça-feira (22), no bairro Varadouro, em São Sebastião, mas de acordo com a equipe, o animal morreu há cerca de 15 dias, devido ao estado avançado decomposição do corpo. Outros dois cachorros que viviam no local foram resgatados por vizinhos.

A Ambiental conta que o Centro de Controle de Zoonoses solicitou a eles que averiguassem uma ocorrência de maus-tratos. Então, no local, um galpão com aparência de abandono, os policiais encontraram o cachorro morto.

A equipe de Zoonoses informou ainda que duas fêmeas que foram resgatadas por moradores da região estão internadas em uma clínica veterinária. Elas estão recebendo os cuidados necessários, pois chegaram em estado elevado de desnutrição, desidratação e cheias de parasitas.

Os policiais localizaram o tutor dos animais, que alegou “tratar deles quando pode”, e justificou que “o cachorro morto já estava doente”. Logo, constatado os maus-tratos, o homem recebeu voz de prisão, porém responderá pelo crime em liberdade.

Os policiais elaboraram também um auto de infração com base no artigo 29 da resolução SIMA 05/21, “por praticar ato de maus-tratos a animal”, com o agravante que o cachorro morreu. Dessa maneira, o responsável recebeu multa no valor de R$ 18 mil. Em seguida, a equipe de Zoonoses elaborou termo de apreensão das cachorras, para que possam continuar o tratamento sem que precisem voltar para o antigo dono, que ainda recebeu um auto de infração municipal.

A Polícia Ambiental informa que denúncias podem ser feitas pelo telefone 190, bem como pelo (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de São Sebastião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *