Tubarão de mais de 2 metros é flagrado em praia de Ubatuba

Mais um tubarão foi flagrado nadando perto de banhistas em Ubatuba, nesta quarta-feira (19). O caso ocorreu na praia de Ubatumirim e, de acordo com o Instituto Argonauta, o animal tinha mais de dois metros de comprimento. Este é o quarto caso de aparição da espécie em praias da cidade desde novembro. No período houve pelo menos dois ataques a turistas.

As imagens foram captadas por banhistas e viralizaram nas redes sociais. Nos vídeos, é possível ver a barbatana do animal e as pessoas se afastando.

De acordo com o oceanógrafo Hugo Gallo, é comum que eles sejam vistos mais próximos da costa nesta época do ano por causa da procriação. As fêmeas se aproximam da costa para ter os filhotes. O especialista alertou ainda que o mar é o habitat dos animais, que devem ser respeitados. E que ao perceberem a presença de tubarões, os banhistas devem deixar a água.

Veja aqui as imagens desta quarta-feira:

Outros casos de tubarão

Na segunda-feira (17) um tubarão da espécie Anequim, aparentemente debilitado, foi avistado na Praia Vermelha do Sul. Moradores fizeram um vídeo que repercutiu nas redes sociais e o Instituto Argonauta confirmou serem autênticas.

Outras duas aparições ocorreram em novembro, com registros de ataques. O primeiro caso foi de um turista francês atacado no dia 3 de novembro.  Segundo relato de um parente, a mordida aconteceu enquanto a vítima nadava na praia do Lamberto, um local pequeno, tranquilo e escondido, na região Sul do município. O segundo ataque foi a uma mulher natural de Minas Gerais, de 79 anos, mordida por um tubarão na Praia Grande, no dia 14.

Tubarão feriu turista francês em novebro (Foto: Argonauta/ Divulgação)

Segundo o Instituto Argonauta, há pelo menos 32 anos Ubatuba não registrava incidentes entre banhistas e tubarões. Apesar dos ferimentos, os dois turistas passam bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *