Um tubarão da espécie Anequim, aparentemente debilitado, foi avistado na Praia Vermelha do Sul, em Ubatuba, na manhã desta segunda (17). Moradores fizeram um vídeo que repercutiu nas redes sociais e o Instituto Argonauta confirmou serem autênticas.
Em novembro de 2021, dois casos de avistamento de tubarão acompanhados de mordeduras em turistas, chamaram a atenção da população para um possível risco. Porém, não havia motivo para pânico.
As imagens deste avistamento, entretanto, não exibiram ataques ou riscos e chegaram na instituição por diversas pessoas preocupadas com a condição do animal, segundo informou a assessoria de imprensa.
De acordo com o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta, “o tubarão, possivelmente da espécie Anequim (Isurus sp), estava aparentemente debilitado, ou pode ser ainda uma fêmea procurando um local para dar à luz”. Ele disse não ser possível afirmar as condições. Posteriormente, o animal se afastou da costa e não foi mais visto.
Gallo explica ainda que os tubarões estão em todos os oceanos. Os anequins habitam mares tropicais e de clima quente, geralmente oceânicos e são espécie vulnerável na lista de animais ameaçados da IUCN. “Mesmo com a suspeita de debilidade do animal é muito importante ressaltar que não se deve aproximar ou tenta capturá-lo”, conclui o oceanógrafo.