Tubarão Anequim debilitado é avistado em Ubatuba

Um tubarão da espécie Anequim, aparentemente debilitado, foi avistado na Praia Vermelha do Sul, em Ubatuba, na manhã desta segunda (17). Moradores fizeram um vídeo que repercutiu nas redes sociais e o Instituto Argonauta confirmou serem autênticas.

Em novembro de 2021, dois casos de avistamento de tubarão acompanhados de mordeduras em turistas, chamaram a atenção da população para um possível risco. Porém, não havia motivo para pânico.

As imagens deste avistamento, entretanto, não exibiram ataques ou riscos e chegaram na instituição por diversas pessoas preocupadas com a condição do animal, segundo informou a assessoria de imprensa.

tubarãoDe acordo com o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta, “o tubarão, possivelmente da espécie Anequim (Isurus sp), estava aparentemente debilitado, ou pode ser ainda uma fêmea procurando um local para dar à luz”. Ele disse não ser possível afirmar as condições. Posteriormente, o animal se afastou da costa e não foi mais visto.

Gallo explica ainda que os tubarões estão em todos os oceanos. Os anequins habitam mares tropicais e de clima quente, geralmente oceânicos e são espécie vulnerável na lista de animais ameaçados da IUCN. “Mesmo com a suspeita de debilidade do animal é muito importante ressaltar que não se deve aproximar ou tenta capturá-lo”, conclui o oceanógrafo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *