Caraguatatuba reabre leitos da UPA Central devido aumento de casos gripais

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou a reabertura total dos leitos de enfermaria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central para atender a população, se houver necessidade de internação. A medida se deu devido ao aumento da procura por atendimentos de pessoas com sintomas gripais, que têm chegado a 2,4 mil pessoas por dia.

No ano passado, os mesmo leitos foram utilizados para suprir a necessidade causada pelos picos da pandemia da Covid-19. Agora, a unidade volta a alterar os setores de atendimento para suprir a demanda.

Todas as UPAs (Sul, Central e Norte) receberam  ainda reforços para atender a alta demanda dos últimos dias. As unidades foram beneficiadas com tendas para dar mais conforto e qualidade na hora do atendimento e com o aumento do efetivo.

Leitos no Hospital Regional

Aguilar Junior também informou que a maioria dos 30 leitos do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) está ocupada. Esses leitos estão atendendo pacientes com Covid-19, influenza e outras patologias. Para cada tipo de situação foram destinados 10 leitos.

“Neste momento, o que vale é a empatia. Os mais de 30 médicos das UPAs têm atendido diariamente cerca de 80 pessoas cada um. Há demora tanto na triagem quanto para o atendimento. É um momento muito delicado e a pandemia não acabou, por isso, é importante continuar com os protocolos sanitários”.

Ilhabela

O aumento de casos de síndrome gripal saltou em todo o Litoral Norte. A Prefeitura de Ilhabela tem registrado um aumento crescente da procura por atendimento de pacientes com síndromes gripais. Em novembro, a média diária de atendimentos nas UBS, Gripário e Hospital Mário Covas era de 99 pacientes. Em dezembro, esse número aumentou para 190 atendimentos/dia. Dados da Secretaria de Saúde mostram que de 1º de janeiro a 4 de janeiro já foram 481 atendimentos realizados de pacientes com síndrome gripal.

O prefeito Antônio Colucci informou que estuda o aumento do horário de atendimento em Unidades de Saúde para atender a demanda. “A procura nos postos está muito grande. Além de estender os horários, estamos negociando a contratação de mais profissionais para a realização de atendimentos. Não queremos deixar as pessoas com muito tempo na espera”, disse.

A Prefeitura de Ilhabela informa que continua a disposição com Posto de Testagem Rápida Covid-19, que estava funcionando no estacionamento do Frade e mudou para o PEII da Barra Velha, na Rua Antônio Carlos Aires da Fé, em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida.  A unidade, que realiza o teste antígeno, funciona das 9h às 17h.

São Sebastião

Na última terça-feira (4), a Prefeitura de São Sebastião confirmou o primeiro óbito por Influenza A (H3N2). A vítima é um homem, de 57 anos, morador da costa sul, profissional da Saúde.

De acordo com a pasta da Saúde, as unidades hospitalares da cidade também vêm registrando, desde o início de dezembro, um aumento no número de atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e obstrução nasal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *