Prefeitura retorna ao home office para conter avanço da Covid e Influenza

A Prefeitura de São Sebastião retornou ao sistema de atendimento em home office (trabalho realizado em casa), exceto os serviços essenciais, com objetivo de conter o avanço Covid-19 e da gripe no município. Três mortes relacionadas às duas doenças foram registradas nos últimos dias. O decreto 8436/2022 entrou em vigor nesta sexta-feira (7).

O prefeito Felipe Augusto, por meio da Secretaria de Saúde e do Comitê de Gestão de Crise de Enfrentamento ao Coronavírus, vinham alertando a população em relação ao aumento das testagens positivas de Covid-19 e dos diagnósticos de H1N1 e H3N2 (Influenza) dos últimos dias.

Em função dessa situação preocupante, a administração municipal publicou o decreto nº 8436/2022, em que estabelece:

– o modelo de home office, a partir de 7 de janeiro, a todos os funcionários de departamentos municipais, exceto aqueles que prestam serviços essenciais, como os de saúde, segurança, defesa civil, limpeza urbana, transporte público, fiscalização e atividades realizadas no Agiliza São Sebastião;

– suspensão de férias dos profissionais da saúde, dentro do que é permitido pela legislação, diante da pandemia de Covid-19 e do avanço das síndromes respiratórias.

Processos administrativos de licitação e processos admissionais prosseguirão de forma regular.

O decreto, que vigora até 31 de janeiro, reforça que os funcionários que se mantiverem em trabalho presencial deverão obedecer todas as normas sanitárias e o distanciamento social.

“A Prefeitura de São Sebastião adotou tais medidas visando a biossegurança de seus funcionários e de sua população, promovendo alternativas viáveis que venham a reduzir as chances de contaminação de influenza e coronavírus”, destacou a prefeitura.

Aumento síndromes respiratórias e mortes

De acordo com informações da prefeitura, nessa sexta-feira, os números dos atendimentos nas unidades hospitalares se mantiveram elevados. Nas últimas 24 horas, foram registrados 481 atendimentos relacionados a sintomas respiratórios, sendo 215 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro, e 266 no Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS), em Boiçucanga.

Há quatro pacientes internados com síndrome respiratória em unidades hospitalares de São Sebastião, sem internação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Respiratória, com ocupação de 0% dos leitos de UTI; há quatro pacientes internados em unidades hospitalares de outros municípios.

Na quinta-feira (6), a Saúde confirmou que está com 45 colaboradores com síndrome respiratória e afastados; sendo que haviam 35 afastados das atividades presenciais. O Boletim Epidemiológico da Saúde comprova o crescimento dos casos. Em 2022, já foram 180 novos casos de Covid-19 confirmados, contra 195 casos registrados durante o mês de dezembro de 2021.

No dia 2 de janeiro, o município registrou mais dois óbitos por Covid-19, chegando ao total de 173 vítimas. Um funcionário da Saúde foi a primeira morte relacionada à H3N2 (Influenza), no dia 4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *