Final de semana pode ter acumulado de chuvas previsto para todo o mês de janeiro

Alerta emitido pela Defesa Civil prevê chuvas que podem chegar a 250 milímetros até domingo (30) em todo Litoral Norte. Este volume representa quase que a totalidade esperada para todo o mês de janeiro que é de 297,9 mm.

Caraguatatuba encontra-se em estado de alerta dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), desde o início do ano, após chuvas fortes e deslizamentos ocorridos no dia 30 de dezembro de 2021. As equipes da Prefeitura estão de prontidão para o caso de alguma eventualidade.

No início do ano a Coordenadoria da Defesa Civil de Caraguatatuba já havia alertado que o acumulado de janeiro poderia ultrapassar o previsto para todo o mês em até 150 mm.

A orientação à população de áreas de risco é que se mantenha de prontidão, com documentos pessoais e medicamentos de uso contínuo sempre à mão na necessidade de remoção ou evacuação imediata. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas de risco e 54 setores.

O alerta aponta a importância de se ter atenção especial para as áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

O coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Campos Junior, reforça a necessidade de “cautela frente à possibilidade da ocorrência de pancadas de chuva, cuidados com alagamentos e, principalmente, os cuidados nas áreas de risco de escorregamento”.

A orientação é que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. Em situação de alagamento, a orientação também é para a saída das casas caso a água comece a subir.

A Prefeitura tem realizado limpeza de valas e valões, além de investir em obras de drenagem para que o escoamento de águas de chuvas possa ocorrer de forma mais ágil.

“Pedimos que a população não enfrente áreas alagadas a pé e nem de carro. Acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193”, reforça Campos Junior.

PPDC e PPDC-R

É importante ressaltar que teve início no dia 1º de dezembro de 2021 o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) e o Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas (PPDC-R). Eles vigoram até o dia 31 de março devido às chuvas de verão e têm como objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos e ressacas atinjam suas moradias.

Ações de mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, deve-se cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.

Sendo assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.

Em Caraguatatuba, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém instalada uma estação (raio de 20 Km de alcance) na Martim de Sá para acompanhamento das atividades atmosféricas (pluviométricas e elétricas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *