Pelo menos 14 veículos de turismo de um dia, que estavam em situação irregular, foram autuados e multados durante o feriado prolongado da Proclamação da República, em Caraguatatuba. O valor chegou a R$ 26.180 em infrações.
Os fiscais identificaram ônibus, micro-ônibus e vans de cidades como São Paulo, Jacareí, Artur Nogueira, Lorena, Roseira, Piranguinho (MG) e até Salvador (BA). Um dos veículos tinha autorização da Prefeitura de Ubatuba para ficar na praia da Maranduba, mas foi localizado do lado de Caraguá.
O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, reforça que em Caraguatatuba os fiscais vão intensificar ainda mais as ações por conta da proximidade do verão e da temporada de férias.
Ainda de acordo com a Prefeitura, as praias que mais recebem excursões são Martim de Sá, Prainha, Cocanha, Mococa e Tabatinga, onde ônibus estacionam em ruas estreitas e até impedem o acesso de outros carros.
Turismo de um dia
A lei n° 2.456, de 7 de dezembro de 2018, determina a proibição do trânsito de veículos pelo município sem autorização. Para que veículos de turismo entrem no município é preciso retirar a senha junto à Secretaria de Turismo.
Recentemente, lideranças das prefeituras do Litoral Norte se reuniram para combater o turismo de um dia na região. A intenção é criar um termo de cooperação para ampliar a fiscalização que já ocorre em Caraguatatuba para veículos que descem a serra com destino também à Sãoo Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.