Mutirão oferece atendimentos, consultas e exames gratuitos até sexta-feira (3)

A cidade de São Sebastião recebe, até a próxima sexta-feira (3), o 3º Mutirão da Saúde, na sede do Instituto Verdescola, Barra do Sahy. Com atendimento de médicos do Hospital Israelita Albert Einstein, a expectativa é atender mais de 2 mil em situação de vulnerabilidade social, com consultas e exames gratuitos em pediatria, oftalmologia, ginecologia, urologia, endocrinologia, neurologia, alergia e imunologia. Serão 40 consultórios no total.

As consultas serão realizadas por mais de 50 médicos e residentes, sob a coordenação do Dr. Eduardo Troster, chefe da equipe de Pediatria e Coordenador do Programa de Residência Médica de Medicina Intensiva Pediátrica do Einsten, e pelo Dr. Felipe Rossi, médico pediatra do hospital.

Nesta edição, serão realizados também exames oftalmológicos em parceria com a Renovatio, que realizará consultas, exames e doação de óculos de grau para aqueles que precisam. Exames de mamografia serão feitos em parceria com a organização Américas Amigas, que visa o combate à mortalidade por câncer de mama no Brasil por meio da detecção e do diagnóstico precoce da doença.

“O Mutirão da Saúde é uma grande ação social com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e saúde de crianças, jovens e famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. Neste ano, os atendimentos e especialidades médicas foram ampliados, e a iniciativa irá beneficiar também os moradores das comunidades do entorno”, afirma Fernanda Carbonelli, que integra a direção executiva do Verdescola. “Será o maior Mutirão de Saúde da história de São Sebastião”, ressalta.

O Dr. Eduardo Troster explica que é preciso complementar a ação do Estado para atender às necessidades da população, e contar com instituições renomadas que prestam um serviço de qualidade é fundamental. “Embora o SUS seja um grande avanço social e o direito ao acesso ao sistema de saúde seja garantido pela Constituição, ainda está aquém das necessidades da população. O Terceiro Setor pode e deve complementar a ação do Estado na responsabilidade social. Nosso maior patrimônio é a saúde”, afirma.

O Mutirão deste ano também vai abranger uma ala azul dedicada aos homens, com testes de HIV, sífilis, aferição de pressão e consulta ao urologista, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião.

Além do foco em saúde, o Mutirão vai contar também com apoio a crianças e adolescentes que apresentaram dificuldades no desenvolvimento pedagógico ao longo do último ano. Sob coordenação da Dra. Mariana Mercadante, pediatra do Hospital das Clínicas, uma equipe especializada em desenvolvimento infantil ficará responsável pelo atendimento de alunos e responsáveis.

Serviço Mutirão da Saúde

Data: de 29 de novembro a 3 de dezembro
Horário: das 7h30 às 17h
Endereço: Av. Marginal, 44 – Praia Barra do Sahy, São Sebastião – SP
Mais informações: (12) 3863-7130

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *