A Polícia Ambiental flagrou um cavalo em sitação de maus tratos, com lesão grave na pata e debaixo de sol quente, em Caraguatatuba, na tarde desta segunda-feira (29). O dono do animal recebeu uma multa de R$ 3 mil pelo crime.
Após denúncia anônima, a equipe, em ação conjunta com a Secretaria de Urbanismo e Centro de Controle de Zoonoses, chegou ao animal, no bairro Balneário dos Golfinhos, região sul da cidade. O cavalo era macho e adulto, da raça quarto de milha. Segundo a polícia, apresentava “sinais de desnutrição e com ferimento de grandes proporções na pata traseira esquerda”.
O equino estava amarrado com uma corda curta presa a um caminhão, sem cobertura para o calor ou chuva. “No momento da fiscalização, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura passava de 29º graus, o que agravou ainda mais seu sofrimento“, informou a Ambiental.
O proprietário do cavalo garantiu que havia viabilizado acompanhamento veterinário para tratar a lesão na pata, porém não apresentou nenhum documento que comprovasse tratamento.
O homem foi conduzido ao Distrito Policial e responderá pelo crime de maus tratos. Ele também foi notificado pela Zoonoses, autuado pela Polícia Militar Ambiental e multado em R$3 mil. O cavalo foi apreendido e receberá os cuidados necessários.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Ambiental de Caraguatatuba.