Caraguatatuba agora conta com um Centro de Reabilitação Psiquiátrico para atender pacientes em situação de urgência e emergência. O espaço foi instalado na Casa de Saúde Stella Maris (CSSM) e entregue na manhã do último domingo (4).
A unidade foi financiada pelo Governo do Estado e será custeada pelo município. Ele funcionará 24 horas por dia, além de ser amplo e possuir dez leitos para receber pacientes de maneira humanizada.
Participaram da entrega o prefeito Aguilar Junior, o secretário de Saúde Gustavo Boher e o representante do Instituto Pequenas Missionárias Maria Imaculada (IPMMI) Euler Baumgratz.
Em seu discurso, Baumgratz destacou a importância da parceria entre Prefeitura e o instituto e afirmou que o centro psiquiátrico representa a renovação. Ele também enalteceu a atuação em relação à CSSM. “Nós trabalhávamos descalços, mas o prefeito veio e calçou nossos pés”.
O secretário reforçou a importância da CSSM no município e disse que o apoio e incentivo do prefeito contribuem para o avanço da saúde. “Com esse novo espaço, nós avançamos mais uma vez; é mais um passo importante na luta de oferecer o melhor à população”.
Para o prefeito Aguilar Junior, a obra é um grande marco e se lembrou da dificuldade de prestar atendimento às crises dos pacientes psiquiátricos. “Antes era desafiador deixar os pacientes não psiquiátricos com os que eram”.
Serviço de apoio psiquiátrico
Caraguatatuba conta com diversos dispositivos para atender os pacientes que precisam de apoio psicológico e psiquiátrico. A porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio das Equipes de Saúde da Família (ESF).
Os pacientes são encaminhados aos equipamentos psiquiátricos: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Centro de Atenção Psicossocial Álcool – Drogas (CAPS AD), Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil (ASMIJ) e Centro de Reabilitação (CER).
As urgências e emergências são atendidas pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e encaminhadas, via Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), para hospitais com atendimento psiquiátrico, seja na cidade ou em outros municípios, referenciados pela Departamento Regional de Saúde (DRS) – Taubaté.