Prestes a completar 10 anos, shopping Serramar apoia ação contra suicídio

Prestes a completar 10 anos, o shopping Serramar, em Caraguatatuba, vai iluminar todas as noites a sua fachada de amarelo. A ação faz parte da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

Além da iluminação especial, no espaço interno, o Serramar tem balões espalhados pelos decks com frases motivacionais junto com o número do telefone 188 (sem custo de ligação), do Centro de Valorização da Vida (CVV) de São Sebastião, entidade que atua na prevenção do suicídio e apoio emocional as vítimas.

“Fazer parte na tomada de consciência sobre um assunto tão relevante para a sociedade, é uma espécie de serviço social aos nossos clientes”, confirma a gerente de marketing do shopping, Glaucia Acciarito.

“Criando esperança por meio da ação” é o tema sugerido pela organização internacional de prevenção do suicídio que guia a campanha do CVV no Setembro Amarelo deste ano, em várias cidades do Brasil.

Saúde Mental

Foto: Daniel Ducci

Segundo especialistas, os anos de 2020 e 2021 têm sido complexos para a saúde mental e emocional das pessoas no mundo todo por conta dos desdobramentos da pandemia de coronavírus.

Com base nessa realidade, a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP na sigla em inglês) sugeriu como tema para ser trabalhado no próximo dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a frase “Criando Esperança Por Meio da Ação”.

“É sobre estimular as pessoas a levarem esperança por meio de ações, e não passivamente. Podem ser ações coletivas ou individuais, mas é importante que existam para haver mais esperança em meio a tantas tristezas e incertezas”, afirma Carlos Correia, voluntário do CVV.

“Quando pensamos o que nos dá esperança, normalmente lembramos de algo em movimento, um gesto, uma iniciativa, algo prático que nos inspira e mostra que é possível superar o que estamos passando”, comenta. Segundo Carlos, estimular a conversa aberta, a conscientização sobre esse assunto, pode estar nas mãos de todos.

O CVV, por meio de seus mais de 4 mil voluntários, realiza diversas ações de sensibilização e conscientização em todo o País. Para abrir as atividades do Setembro Amarelo, o órgão realizou o XI Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, de forma online e gratuita. Quem quiser rever o conteúdo, pode acessar o canal do CVV no Youtube.

O movimento Setembro Amarelo no Brasil foi iniciado em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Para saber mais: www.setembroamarelo.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *