Oficinas gratuitas preparam interessados no Prêmio Mestres da Cultura Viva de São Sebastião

A Fundação Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass) oferece oficinas preparatórias para o Prêmio Mestres da Cultura Viva de São Sebastião, com realização do Instituto de Memória Brasil Vivo e o Coletivo Caiçara.  O público alvo é toda pessoa interessada em concorrer ao prêmio lançado pela Fundass, via Edital de Chamamento Público.

As oficinas serão realizadas nos dias 11, 18 e 25 de setembro, às 15h, pela plataforma virtual Google Meet.

A ideia é fomentar a Política Cultura Viva no município de São Sebastião. “Este momento é histórico e deve ser muito bem marcado. O Programa Cultura Viva nasceu em 2004 e desde então já percorreu uma sólida e importante trajetória, virando lei e ganhando cidades em todo país, fruto de inúmeras batalhas de Pontos de Cultura de todo o Brasil”, explica a coordenadora do projeto, Vanessa Stropp.

O prêmio é a aplicação dessa política e se configura como um grande passo e ao mesmo tempo só o começo, segundo Vanessa.

Oficinas

A oficina está distribuída em três encontros. No primeiro, no dia 11, será feita a apresentação do edital, a fim de levantar e conhecer as regras e obrigações dos candidatos, bem como a documentação exigida.

Já no segundo, dia 18, os participantes poderão tirar suas dúvidas sobre o Cadastro de Artistas, Grupos e Entidades Culturais (CAGEC), etapa obrigatória para participar do edital. No último encontro (25), a oficina será voltada ao formulário de inscrição, que deve ser feita até três de outubro.

Os participantes receberão um material complementar e contarão com um suporte via WhatsApp até o término do edital, possibilitando um acompanhamento mais direto durante todo processo de inscrição.

A participação é livre e gratuita. No entanto terá um recorte para Mestres da Cultura Caiçara. Segundo a coordenadora, com a parceria entre o Ponto de Cultura e o Coletivo Caiçara, a expectativa é diminuir a distância entre a comunidade e o acesso às políticas públicas culturais. “Com isso ganha o mestre, ganha a cidade e ganha o Patrimônio Imaterial presente nos saberes genuínos passados de geração em geração”, conclui.

A caiçara e fundadora do Peixe de Varal, Angélica Souza, confirma a relevância do evento. “Muitas vezes aparecem boas oportunidades para desenvolver ou expor nosso trabalho em editais como esse, mas nem sempre conseguimos participar ou chegar até o final do processo porque a dificuldade de entendimento à linguagem é grande, são muitos os

Vanessa Stropp

obstáculos. Então essas oficinas preparatórias podem nos ajudar, trazendo conhecimento e confiança para poder cada vez mais participar de igual pra igual”.

Serviço
Oficina Prêmio Mestre da Cultura Viva
Data: 11, 18 e 25 de setembro de 2021
Horário: 15h às 18h
Local: Online pelo link https://meet.google.com/xkd-fqoa-tmt da plataforma Google Meet
Inscrições, suporte e outras informações: 11 94280-9070 (WhatsApp)
A programação é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *