Mais um caso da variante delta da Covid-19 é confirmado na região

Mais um caso da variante delta da Covid-19 foi confirmado na região do Litoral Norte. Desta vez, o paciente foi identificado com a doença em Ubatuba. Ele já se recuperou e apresentou um quadro leve da contaminação.

A Vigilância em Saúde de Ubatuba informou apenas que se trata de um homem, na faixa etária de 50 a 59 anos, que mora na região central. A transmissão foi comunitária, ou seja, o paciente não saiu do município e nem teve contato com viajantes.

O caso suspeito foi notificado em 12 de julho de 2021. De acordo com a Prefeitura, o paciente passou no médico logo que iniciou os sintomas e foi imediatamente colocado em isolamento domiciliar. Na ocasião os contatos domiciliares e laborais foram acompanhados pela equipe de rastreamento e monitoramento de contatos da Secretaria de Saúde. Neste momento, não há mais ninguém em investigação e o monitoramento já foi concluído.

Na quinta-feira (5), outro caso da variante delta foi confirmado em Caraguatatuba. O homem, de 35 anos, é morador da cidade e apresentou os sintomas após retornar de uma viagem, em 19 de julho. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura, mas não foi informado o local para onde ele viajou, nem o bairro onde mora.

Variante Delta

As autoridades sanitárias destacam que, se comparada as outras variantes, a delta é preocupante porque tem se espalhado muito rápido e provocado quadros mais graves da doença, principalmente em pessoas não vacinadas. A mutação do coronavírus é responsável por nova onda de infecções em países como Israel, Estados Unidos e China.

Neste período que o Estado vem flexibilizando as medidas de restrição de enfrentamento à Covid-19, a Vigilância em Saúde reforça a importância de aderir à vacinação e alerta também que todos continuem a usar máscara, mesmo já estando vacinadas, evitem aglomerações e higienizem as mãos com frequência.

Em caso de sintomas suspeitos de Covid-19, as pessoas devem procurar atendimento médico imediato na Santa Casa de Ubatuba ou no Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 (CAE) Cícero Gomes, que funciona diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7 às 19 horas. O endereço é rua Batista de Oliveira, 199 – Centro e a entrada é pela av. Prof. Thomaz Galhardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *