Caraguatatuba tem mutirão para vacina contra Covid

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste sábado (22) um mutirão para vacina contra a  Covid-19 para os pacientes de 45 a 59 anos com comorbidades. A expectativa é imunizar mais de 3,5 mil pessoas somente neste dia.

O mutirão ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (exceto Tabatinga) a partir das 8h. Para garantir a dose os pacientes dessa faixa etária devem apresentar documento (RG ou CNH), comprovante de residência e um documento que comprove a comorbidade, podendo ser: exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

Com isso, a cidade garante o planejamento do Governo do Estado, que anunciou na última quarta-feira novas metas de vacinação para os próximos meses.

Vacina será aplicada em todas as UBSs (exceto Tabatinga) neste sábado (Foto: Luis Gava: Divulgação)
Vacina será aplicada em todas as UBSs (exceto Tabatinga) neste sábado (Foto: Luis Gava: Divulgação)

Lembrando que, conforme divulgado pelo Governo do Estado, as comorbidades que dão direito a vacina são:

Doenças cardiovasculares – insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;

Doenças crônicas – diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV;

Vacina para profissionais e trabalhadores da saúde

Ainda neste sábado (22), a Prefeitura vai vacinar os profissionais e trabalhadores da saúde residentes no município que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Para esse público, a vacinação será realizada na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá, a partir das 8h. É importante lembrar que serão imunizados os profissionais que se enquadrem nas determinações do Plano Estadual de Imunização (PEI).

Pelo plano são considerados trabalhadores dos serviços de saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros.

No dia da vacinação, os profissionais e estudantes deverão apresentar um documento que comprove a vinculação ativa com o serviço de saúde, como carteira de trabalho, crachá, holerite ou o registro no Conselho de Classe.

Além disso, será preciso estar munido do RG ou CNH e apresentar um comprovante de residência.

Profissionais contemplados

  • Profissionais trabalhadores e profissionais da saúde – Médicos; enfermeiros; nutricionistas; fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais; biólogos; biomédicos; farmacêuticos; odontólogos; fonoaudiólogos; psicólogos; assistentes sociais; médicos veterinários; seus respectivos técnicos e auxiliares; profissionais da educação física que estejam atuando em unidades hospitalares.
  • Trabalhadores de apoio – Recepcionistas; seguranças; trabalhadores da limpeza; cozinheiros e auxiliares; motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.
  • Outros profissionais – Incluem-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares: cuidadores de idosos, doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.
  • Estudantes da área da saúde – A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

‘Vacina Caraguá’

O agendamento pelo aplicativo 156 (Vacina Caraguá) continua e será usado para os próximos grupos, por isso, é muito importante que todos continuem a se cadastrar. Com isso, a pessoa recebe pelo aplicativo e pelo e-mail a data, hora e local para receber sua dose. Para quem está nessa faixa etária do mutirão e realizou o cadastro, a orientação é para que procure uma UBS no sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *