Condomínio é flagrado despejando esgoto irregular no rio Tabatinga

Um condomínio com 10 casas foi flagrado despejando esgoto diretamente no rio Tabatinga, em Caraguatatuba. As águas fazem divisa com a região norte de Caraguatatuba e região sul de Ubatuba. O imóvel fica do lado do município vizinho.

Rua de Ubatuba onde fica condomínio que foi notificado (Foto: PMC/Divulgação)

No sábado passado, houve uma inspeção ao longo do rio e foram descobertas algumas canalizações. Nesta quarta-feira (24/2), os fiscais e a equipe da Sabesp conseguiram chegar a um dos pontos de despejo irregular.

Desde meados de janeiro a Prefeitura de Caraguatatuba tem intensificado a fiscalização na Tabatinga após constatar que a praia ficou poluída e com bandeira vermelha em todas as medições feita pela Cetesb. Todas as coletas realizadas em janeiro e nas duas primeiras semanas de fevereiro acusaram a presença de coliformes fecais.

As equipes notificaram todos os proprietários dos imóveis que não estavam ligados à rede da Sabesp e deram prazo de 15 dias para que seja feita a conexão. Caso contrário, o proprietário está sujeito à multa de R$ 1.720,40. “Caso isso na seja feito, a nossa secretaria vai notificar a Prefeitura de Ubatuba e o Gaema – Grupo de Atuação Especializado em Meio Ambiente, do Ministério Público”, antecipa o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo.

“O objetivo da prefeitura não é autuar, mas reforçar com a população a necessidade de fazer a ligação com a rede de esgoto até por uma questão de saúde pública”, explica o secretário de Urbanismo Wilber Cardozo. Ainda conforme ele, “é inadmissível um local que tem rede de esgoto e o imóvel não estar conectado a ela”.

Fiscalização de esgoto

Em 2020, a secretaria de Urbanismo realizou 116 notificações para proprietários de imóveis com as chamadas de ligações factíveis, ou seja, que já podem ser realizadas. Foram identificadas 64 esgotos irregulares no bairro Massaguaçu.

O fiscal de Postura, Alex Catapani, observa que a ação já tem apresentado resultado porque que desde que iniciaram esse trabalho na Tabatinga, as pessoas estão tomando consciência da situação e a última medição da Cetesb já deu bandeira verde.

Equipe de Fiscalização conhece Estação de Tratamento de Esgoto na Tabatinga (Foto: PMC/Divulgação)

Estação de Tratamento

Na manhã desta quinta-feira (25), o secretário Wilber Cardozo e o coordenador de Fiscalização de Posturas, Ronoel Miguel, estiveram no Condomínio Costa Verde Tabatinga para conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que atende os imóveis da área. Junto com ele estiverem representantes da Sabesp, de moradores e do sistema de gestão ambiental.

Para os técnicos da Sabesp, a ETE desempenha um trabalho de acordo com as normas no que se refere a tratamento do esgoto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *