Chuvas ultrapassam média mensal em 14% e Defesa Civil faz novo alerta

As chuvas que caíram em Caraguatatuba no mês de fevereiro já ultrapassam a média mensal esperada para o período em cerca de 14%. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas e Desastres Naturais (Cemaden). De acordo com o órgão, até terça-feira (23) foram registrados 327,85 milímetros de água, quando a média climatológica mensal é de 287,4.

Previsão de mais chuvas

Para os próximos dias a previsão é de mais chuva (162mm), deixando a região vulnerável para riscos de desastres, como alagamentos e deslizamentos de terra.

O mesmo alerta foi feito pela Defesa Civil, que informa uma nova frente fria avançando pelo estado entre esta quarta (24) e sexta-feira (26), com condições para chuvas fortes e volumosas, momentos de tempestades severas, seguidas por raios e ventos no Litoral Norte. Ainda de acordo com a Defesa Civil, o elevado acumulado em 72 horas pode chegar a 90 milímetros.

O coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, explica que as chuvas têm caído em áreas isoladas, aumentando o acumulado em determinadas regiões, como a norte, onde um dos pluviômetros registro quase 200 milímetros em 72 horas no final de semana.

Ele orienta que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. “A população também pode enviar um SMS para o número 40199 para receber avisos de chuvas com antecedência”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *