Governo proíbe circulação de pessoas nas ruas após 23h para conter pandemia

O governo de São Paulo proibiu a circulação de pessoas nas ruas em todas as 645 cidades do estado entre 23h e 5h até o dia 14 de março. A medida entra em vigor a partir desta sexta-feira (26) com objetivo de conter a aceleração da contaminação pelo coronavírus. Nesta quarta-feira (24), as internações em UTI pela Covid-19 bateram o recorde desde o início da pandemia e a projeção é de esgotamento dos leitos intensivos em 21  dias, caso a disseminação do vírus continue nesse patamar.

De acordo com o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes, houve aumento significativo no número de internações nas últimas semanas, principalmente em relação a casos graves da doença. Hoje existem 6.657 pacientes internados em UTI. Ele apontou duas possibilidades para o avanço: o aumento de aglomerações e festas clandestinas desde o final de dezembro e a circulação de novas variantes do coronavírus.

“Se nós olhamos para o futuro, temos uma previsão bastante preocupante que é poder esgotar os recursos de leitos de UTI em aproximadamente três semanas”, declarou Menezes.

Circulação de pessoas

Segundo o governador João Doria, a proibição de circulação visa coibir tanto os eventos clandestinos como reuniões sociais com aglomerações aos finais de noite e madrugadas.

“A restrição estabelecida é fundamentalmente para evitar eventos e situações onde pessoas participam de aglomerações desnecessárias, multiplicam a contaminação e ampliam a possibilidade de óbitos. Hoje, nós estamos pagando um preço caro. Vidas se perderam e estão sendo perdidas em função de aglomerações”, declarou Doria em coletiva de imprensa.

Serviços essenciais

Os serviços essenciais continuarão a funcionar normalmente durante qualquer período, inclusive o horário restrito. Também não haverá advertência, multa ou impedimento à circulação de trabalhadores. Na prática, o Governo do Estado vai endurecer a fiscalização contra aglomerações em qualquer horário e eventos ilegais ou proibidos aos finais de noite e madrugadas.

Fiscalização

O governo do estado organizou uma força-tarefa para ampliar a fiscalização das equipes de Vigilância Sanitária, em conjunto com as prefeituras. Equipes do Procon e das forças policiais vão atuar de forma conjunta para coibir o funcionamento de estabelecimentos não essenciais no período de restrição e os eventos ilegais. De acordo com o diretor executivo do Procon, Fernando Capez, os agentes de fiscalização vão multar comércios e empresas que descumprirem as regras do Plano São Paulo.

Balanço

O estado de São Paulo registra 58.528 mortes pela Covid-19 e mais de 2 milhões de casos confirmados. As taxas de ocupação dos leitos de UTI são 68,6%. Hoje, os 645 municípios têm pelo menos uma pessoa infectada, sendo 625 com um ou mais óbitos.

No Litoral Norte o número de mortes chega a 376 e 26.260 casos confirmados. Caraguatatuba tem 10.700 casos e 194 óbitos. Em Ubatuba são 5.255 testes positivados e 75 mortes confirmadas, seguida de Ilhabela com 5.155 casos e 27 óbitos e São Sebastião com 5.155 pacientes positivos e 80 mortes.

Denúncias sobre festas clandestinas e funcionamento irregular de serviços não essenciais podem ser feitas pelo telefone 0800-7713541 e também pelo site do Procon: www.procon.sp.gov.br.

O resumo com as medidas apresentadas durante a entrevista coletiva desta quarta está disponível na página: https://issuu.com/governosp/docs/coletiva_24.02.21.pptx.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *