Chuvas afetam abastecimento e causam estragos em Ilhabela

As fortes chuvas que atingiram Ilhabela na noite deste domingo (21) causaram estragos em vias públicas, afetaram o fornecimento de água e força da enxurrada arrastou veículos, inclusive um ônibus da viação Fênix. Não houve vítimas fatais.

A Prefeitura de Ilhabela informou que as chuvas atingiram cerca de 126 milímetros e que os bairros mais afetados foram Água Branca e Reino. Três famílias tiveram que sair de suas residências por questões de segurança, mas já retornaram para casa.

Na entrada no bairro Água Branca, o asfalto foi destruído pela força da água. Uma rua chegou a ser interditada por conta dos buracos e deslocamento de bloquetes que impedem a passagem de veículos. Entre o bairro do Reino e Água Branca, três postes foram danificados e a energia elétrica foi interrompida. Na Estrada de Castelhanos aconteceram quedas de barreiras e o local também está interditado.

Na manhã desta segunda-feira (22) cerca de 80 trabalhadores atuam na limpeza das ruas de Ilhabela. A previsão é que as tempestades intensas continuem na região do Litoral Norte até quarta-feira (24).

Abastecimento de água

Segundo a Sabesp, o tratamento de água foi interrompido na região sul do arquipélago, devido à quantidade de galhos, lama e pedras que bloquearam as captações após as chuvas. No momento, a companhia opera de forma reduzida e equipes trabalham para a normalização dos sistemas de abastecimento.

O fornecimento pode levar 12 horas para estar totalmente recuperado e imóveis sem caixa-d’água podem sofrer desabastecimento. Os bairros mais atingidos pelas chuvas são: Bexiga, Conde Deu, Curral, Feiticeira, Ilhote, Piuva, Pombo, Ponta Da Sela, Portinho, Praia Grande, São Pedro e Veloso. Na região centro-norte a vazão foi reduzida, portanto haverá baixa pressão na parte mais elevada.

Chuvas continuam

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta vermelho para o Litoral Norte. O acumulado das últimas 72 horas é de 273 milímetros na região e a previsão para os próximos dias é de 44 milímetros de chuva. As temperaturas devem seguir elevadas, com máximas de 30 graus.

A situação exige estado de atenção, especialmente em áreas de risco, por conta da possibilidade de deslizamento de terra. O coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, reforça a necessidade de “cautelas frente à possibilidade da ocorrência de pancadas de chuva, cuidados nos alagamentos e, principalmente os cuidados nas áreas de risco de escorregamento”.

A orientação é que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *