Moradora entrega 5 jabutis à Polícia Ambiental em Caraguatatuba

Uma moradora do bairro Porto Novo, na região sul de Caraguatatuba, entregou cinco jabutis à Polícia Ambiental, nesta terça-feira (5). Os jabutis foram destinados à Fundação Animália, no município de São Sebastião.

Ela informou aos policiais que os animais estavam com ela há aproximadamente 10 anos e ao ver uma “reportagem de entrega voluntária de animais silvestres, resolveu comparecer para devolver os animais ao seu habitat natural”.

Entrega Voluntária

A Polícia Ambiental reforça que pessoas que criam animais nativos da fauna silvestre, sem autorização do órgão ambiental competente, podem entregá-los voluntariamente e não serão punidas pelo crime ambiental.

Por outro lado, optando por manterem os animais silvestres em casa e forem fiscalizadas, poderão ser multadas e responder criminal e administrativamente.

As multas são de R$ 500 para espécies não ameaçada de extinção e R$ 5 mil por espécie aprendida, se for ameaçada de extinção.

Jabutis

Os jabutis possuem carapaças relativamente alongadas, escamas vermelhas na cabeça e nas patas. Os machos são maiores que as fêmeas, em geral, medem 30,4 cm e as fêmeas 28,9 cm. O peso pode variar entre 6 a 12 kg.

Sua reprodução é ovípara, em média de sete ovos postos por vez, entre a primavera e o verão. Este animal é protegido pelo Ibama e está na lista oficial de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

Como todos os animais silvestres, requerem autorização especial do Ibama para serem criados em cativeiro. Existem duas espécies de jabutis reconhecidas para o Brasil, a saber: jabuti-piranga (Geochelone carbonaria) e jabuti-tinga (Geochelone denticulata). Vivem bastante, em média 80 anos, mas podem chegar até os 100 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *