3 cachorros são resgatados de maus-tratos em Caraguatatuba, dono é multado

Trés cachorros em situação de maus-tratos foram resgatados pela Polícia Ambiental, no bairro Jetuba, região Norte de Caraguatatuba, na tarde desta sexta-feira (8).

A equipe foi chamada por meio de denúncia anônima e no local foi recebida pela proprietária da casa, que informou que os animais pertenciam ao seu marido, que não estava em casa.

Foram encontrados então, os três cachorros sem raça definida, uma fêmea e dois machos, sem alimentação e sem água, em local sem cobertura, expostos ao sol e chuva. Além disso, o espaço destinado a eles estava bem sujo.

cachorros
Foto: PMA/Divulgação

A Ambiental acionou a equipe de agentes sanitários do Centro de Controle de Zoonoses, para a apreensão dos animais.

Neste momento o dono dos cães chegou e informou cuidar dos cachorros “sempre que pode”, negando praticar maus-tratos.

Porém, a Polícia Ambiental elaborou um auto de infração ambiental, com base no artigo 29 da Resolução da Secretaria do Meio Ambiente 48/14: “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A multa aplicada foi de R$ 9 mil.

Cachorros e maus-tratos

A lei entende por abuso e maus-tratos quando animais são mantidos em recintos impróprios, debilitados por falta de alimentos ou de acompanhamento veterinário. Ou ainda quando são mantidos em locais desprovidos de asseio ou que impeça sua movimentação, descanso ou os prive de ar e luminosidade.

Conforme a Ambiental, denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 ou (12)3886-2200, (horário comercial).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *