Um homem de 62 anos que viajava sozinho morreu afogado na praia do Bonete, extremo sul de ilhabela, na tarde deste domingo (27). O turista foi identificado como Seok Hoon Ahn, de origem coreana, e até o momento a equipe médica não conseguiu acionar nenhum familiar.
A vítima estava hospedada em uma pousada na praia do Perequê, na região central do arquipélago, e chegou a comunidade do Bonete em uma embarcação de turismo. Segundo testemunhas, ele teria entrado no mar após uma refeição e pouco tempo depois foi visto boiando na água.
Ele chegou a ser socorrido por moradores locais com sinais de parada cardio-respiratória e foi atendido por um médico que estava a passeio. Foram feitos cerca de 15 minutos do processo de reanimação, mas o óbito foi atestado no local.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de São Sebastião, onde aguarda reconhecimento.
Luta por segurança no Bonete
A praia do Bonete tem acesso remoto e só é possível chegar com embarcações pelo mar ou a pé, por uma trilha de aproximadamente 15 Km. A comunidade não possui um hospital, nem médicos disponíveis para os moradores.
Os guarda-vidas locais, que auxiliaram no socorro, lembraram que a comunidade luta há anos pela implantação de uma base do Corpo de Bombeiros. Em 2017, um projeto de lei foi aprovado pelos vereadores de Ilhabela, determinando a capacitação e a manutenção por parte do município dos profissionais locais nas comunidades afastadas. Porém o documento segue paralisado na Câmara Municipal e as contratações previstas ainda não foram realizadas.