ENTREVISTA: Colucci segue para o terceiro mandato em Ilhabela

O prefeito eleito de Ilhabela, Antôno Colucci, segue para seu terceiro mandato – ele foi chefe do Executivo entre 2008 e 2016 – no arquipélago e, em entrevista ao jornal Nova Imprensa, falou das prioridades do governo e destacou a importância da experiência para a próxima gestão. “Vamos fazer ainda melhor do que nos oito anos passados”.

A primeira questão levantada foi o transporte aquático. Colucci prometeu retomar o projeto do Aquabus para desafogar o problema de mobilidade enfrentado na cidade, especialmente durante a alta temporada de verão, quando a população salta de 40 mil para mais de 200 mil.

As três embarcações tiveram custo de R$ 4,5 milhões aos cofres públicos, mas o projeto foi barrado pelo Ministério Público porque os píeres de embarque não podiam ser usados por cadeirantes.

“O transporte é uma questão crucial para o andamento da cidade, de vários setores da economia e para o trabalhador. Vamos ajustar essa questão e colocar o serviço em prática”, afirmou o prefeito.

Na área da educação, Colucci prometeu entregar 100% do ensino municipal no formato integral até 2024. Ele afirmou que nenhuma escola foi construída nos últimos quatro anos, apesar do expressivo aumento populacional.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última década, houve um crescimento populacional de 20% no Litoral Norte, sendo que a cidade que mais apresentou aumento na região foi Ilhabela.

colucci

Neste quesito, o administrador também pretende retomar um projeto paralisado. Em sua gestão, ele iniciou as obras do Polo de Educação Integrada do Sul de llhabela (PEII), na Praia Grande, mas o trabalho foi suspenso pela Cetesb, após identificação de uma nascente de água no terreno. “Vamos superar essa questão com um projeto técnico e voltar a priorizar a educação no arquipélago”.

Coronavírus

Colucci vai assumir a Prefeitura de Ilhabela em meio à alta temporada, marcada pela pandemia mundial do novo coronavírus. O município enfrenta um boom de novos casos e a atual prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira – a Gracinha, determinou estado de calamidade para enfrentamento da emergência na saúde pública.

Com o aumento dos casos, as normas de prevenção foram ampliadas e foi instalado um hospital de campanha para pacientes não-Covid, liberando mais leitos do hospital Mário Covas para casos da nova doença. A cidade registra 2.785 casos confirmados, 14 mortes e tem sete pacientes internado, sendo quatro em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Não é um momento fácil, mas vamos fazer um controle sério na entrada, sem proibir o acesso, mas fazendo um mapeamento dos turistas e campanhas de conscientização para moradores e visitantes, pois todos precisam se enquadrar nas novas normas de controle dessa pandemia”, afirmou Colucci sobre o cenário atual.

Ele destacou também o programa para recuperação de renda para empresários e autônomos afetados pelas medidas de restrição determinadas para contenção do novo coronavírus. O projeto prevê congelamento do valor e parcelamento de impostos, que poderão ser pagos após 2021. “O objetivo é levantar o comércio e auxiliar o trabalhador viabilizando condições fiscais e empréstimos sem a necessidade de acionar bancos e pagar juros”, prometeu Colucci.

Da sede da campanha que o elegeu, na Barra Velha, o novo prefeito agradeceu aos mais de 10.226 votos recebidos, o que representa 50,9% do eleitorado ilhéu, e reforçou o compromisso de ouvir a população para realização das iniciativas de governo.

“Quero agradecer aos que acreditaram no nosso projeto e, a partir de 1º de janeiro, trabalharei por todos e ao lado do povo para atender as necessidades e anseios da população”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *