Litoral Norte atinge mais de 6 mil recuperados de Covid-19

O Litoral Norte atingiu a marca de mais de 6 mil pacientes recuperados de Covid-19 nesta quinta-feira (24). O total de casos confirmados é de 6.857, quase dois mil a mais do último comparativo feito na primeira quinzena de agosto, que era de 4 mil casos. Porém, a taxa de recuperação é bastante animadora, segundo as Secretaria de Saúde das quatro cidades.

Caraguatatuba

O município de Caraguatatuba registrou 1.921 pacientes recuperados da doença, com 1.957 casos confirmados e 92 óbitos. Outros 382 casos seguem em investigação.

Francisco Novais, 57 anos, está entre os que venceram o coronavírus. O primeiro sintoma que o corretor de imóveis teve foi a perda do olfato e do paladar, o que o fez procurar atendimento médico, no dia 21 de agosto. “O médico do hospital pediu para que eu fizesse uma tomografia para ver qual era a situação do pulmão”, contou.

Além da tomografia, Francisco se submeteu ao teste de SWAB, conhecido por ser uma haste flexível (cotonete), para a coleta de material da narina e garganta para identificar a Covid-19.

O paciente conta que, a princípio, “o pulmão estava limpo” e que mesmo assim, logo ao sair do hospital, iniciou o tratamento com medicamentos e o isolamento domiciliar. “Depois de alguns dias, uma equipe do serviço de saúde me ligou e informou que o teste deu positivo”.

Os sintomas pioraram e, no dia 24 de agosto, Francisco voltou ao hospital e precisou refazer a tomografia. Dessa vez, o pulmão já estava com 25% de comprometimento.
A luta contra a doença ficou ainda mais difícil. Dois dias depois a tomografia mostrou que a doença já havia comprometido 50% de seu pulmão. “Com isso, eu já fiquei internado”, disse Francisco.

Da UPA, ele foi transferido à Casa de Saúde Stella Maris (Santa Casa), ambos em Caraguatatuba, onde foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) respiratória. Ele destacou que “ao todo, foram 16 dias. Eu recebi um tratamento excelente”.

Agora, o corretor passa bem e está se cuidando em casa. Mas explicou que está com sequelas no pulmão. “Essas sequelas me fazem usar um complemento de oxigênio. Ou seja, tudo isso vai exigir um período meio longo de tratamento”.

Outras cidades

Em São Sebastião foram até agora registrados 1587 casos, dentre eles 1.393 recuperados e 45 óbitos. Na cidade de Ubatuba, 1.321 casos confirmados, 1.289 pacientes se recuperaram, sete estão internados e 32 vieram a óbito. Em Ilhabela os casos somam 1.623, sendo 1.557 pessoas recuperadas, três internadas e 12 mortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *